You are here: Home / Education / Integração de Doutorados nas Empresas

Integração de Doutorados nas Empresas

Desafios e soluções para o futuro

Banner

Em Portugal, os doutorados trabalham sobretudo em universidades e institutos públicos de investigação e ensino, sendo a sua actividade fundamental para o bom funcionamento, desenvolvimento e produtividade do sistema científico. Grande parte dos doutorados é bolseiro ou tem contrato a termo, o que limita as perspectivas de carreira no sector.

Integrar mais doutorados nas empresas potencia a inovação e competitividade do sector empresarial. Contudo, em Portugal, apenas 4% dos doutorados trabalham em empresas (DGEES/MEC, Inquérito aos Doutorados 2012), em contraste com países como a Bélgica, Dinamarca, Holanda e Estados Unidos que têm mais de 30% dos seus doutorados colocados em empresas (OCDE/Eurostat 2010). Há pois que esclarecer as necessidades e as perspectivas futuras do tecido empresarial português, assim como identificar estratégias para aumentar o contributo dos doutorados para a competitividade das empresas.

O simpósio “Integração de Doutorados nas Empresas - Desafios e soluções para o futuro” contará com a participação de convidados ligados ao mundo empresarial, à administração pública e à investigação. Neste encontro serão discutidos a empregabilidade dos doutorados nas empresas, o empreendedorismo, bem como os principais desafios e oportunidades ligados à transição da academia para o sector empresarial.

Esperamos que com esta iniciativa, e com o contributo dos intervenientes, se possa delinear propostas e possíveis soluções para promover a mudança na relação entre doutorados e o mundo empresarial.

O simpósio realizar-se-á no Auditório do ITQB, em Oeiras, no próximo dia 28 de Maio, entre as 14h e as 18.30h. Contamos com a vossa presença

O simpósio terá entrada livre, no entanto o registo é necessário por questões logísticas.
Faça o já seu registo no menu Inscrição.

Organização

Núcleo de Bolseiros do ITQB, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Localização do ITQB

Apoios