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Componente não letiva

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O Mestrado em Comunicação de Ciência pode terminar de três formas distintas:

   
  • Estágio com relatório
    Experimentar a comunicação de ciência num instituto de investigação, num órgão de comunicação social, num museu, ou noutra instituição que se dedique à comunicação de ciência.
  • Trabalho de Projecto
    Imaginar um projecto de comunicação de ciência que pudesse ser implementado.
  • Dissertação
    Investigação para responder a uma pergunta específica e relevante no domínio da comunicação de ciência.

 

A componente não lectiva deve ser acompanhada por um orientador interno da FCSH NOVA ou do ITQB NOVA.

 

Trabalhos já concluídos:

   

2023

  1. Neuronautas: uma academia de exploradores do cérebro - cérebro - ano piloto, Rita Gomes Baptista. Orientação científica por Ana Sanchez

  2. Um Podcast de Ciência(s Médicas), Nuno Miguel Loureiro Goncalves. Orientação científica por Joana Lobo Antunes

  3. Todos os Caminhos levam ao Espaço, José Rafael Mota Marques. Orientação científica por Carlos Alves

2022

  1. Design and Management of Science Enrichment Programmes: connecting scientists With children, Joana Maria Bordalo Fernandes. Orientação científica por Carlos Henrique Catalão Alves

  2. Conceção e desenvolvimento de instrumentos de Comunicação para a criação de uma rede de de doentes de melanoma em Portugal, Natacha Lopes Vaz Liti. Orientação científica por António Granado

  3. Comunicação entre entre cientistas de diferentes áreas: Gui de auxilio à Comunicação entre Cientistas, Natalício Tiago Teodoro Robalo. Orientação científica por Ana Sanchez e Mário Rodrigues

  4. A Comunidade  de Ciência em Tempos de COVID - 19: estudo de caso do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), Rita Maria de Ceia Hasse Ferreira. Orientação científica por Ana Sanchez

  5. As comunidades temáticas e os discursos em torno da contracepção: análise qualitativa e de big data em ciências sociais, Maria Catarina Mateus de Azevedo do Nascimento Teixeira. Orientação científica por Carlos Alves

  6. Conceção de um plano de comunicação para o Instituto Superior Técnico, Deisy Diana Lopes de Pina. Orientação científica por Joana Lobo Antunes

  7. Mafalda Sofia Augusto Pedro. Orientação científica por Joana Lobo Antunes

  8. Estudo de públicos num museu de ciência: o caso do Museu Nacional de Arqueologia, Diogo Alexandre De Almeida Barradas. Orientação científica por Joana Lobo Antunes e Maria Barata

  9. Importância de um plano de comunicação e disseminação coeso para sucesso dos projetos europeus H2020, Ana Luisa Rodrigues Gomes. Orientação científica por Ana Sanchez

  10. Influência dos "media" portugueses na perceção pública do autismo, Joana Maria de Carvalho Sancho. Orientação científica de Maria Inês da Costa Queiroz

  11. Programa BioEscola - adaptação e transformação em tempos de pandemia, Pedro Vasco Soares Dias de Sá. Orientação científica por Carlos Alves e Milena dos Santos Matos

  12. Preparação e Análise de Eventos de Ciência numa Unidade de Investigação, Pedro Nuno Morgado da Rosa Novo. Orientação científica por Joana Lobo Antunes
     

2021

  1. Comunicação estratégia de ciência na área da saúde: um diagnóstico, Ricardo Sílvio Reis Dos Santos. Orientação científica de António Granado e Luís Filipe  Veríssimo dos Santos

  2. Influência e Caracterização do Movimento Antivacinação nas Redes Sociais em Portugal, Filipa Saraiva e Silva Rodrigues Branco. Orientação científica de Maria Inês da Costa Queiroz

  3. Oportunidades para comunicar ciência num centro de investigação em ciências da vida e do ambiente, Maria Castanheira. Orientação científica de Ana Sanchez

  4. Ecology Day: Caso de estudo na comunicação de Ecologia, Sara Maria Vaz Antunes Mendes Franco. Orientação científica de Ana Sanchez e Maria Martins

  5. Estágio Curricular no IA - Comunicação de Ciência e Promoção da Cultura Cientifica, Afonso Domingues Amaral Pais. Orientação científica de Maria Inês da Costa Queiroz

  6. Produção de conteúdos educativos de Astronomia - vantagens e desafios da aposta no digital, Diana Margarida Martins Pedro Ferreira Tavares. Orientação científica de António Granado

  7. Comunicação Institucional no Instituto de Saúde Ambiental, Mariana Coutinho Nogueira Souto. Orientação científica de Ana Sanchez e Ricardo dos Santos

  8. A Comunicação Online das Instituições Científicas Internacionais: Uma proposta para o AIR Centre, Inês Manuel Dinis Correia Silva Mesquita. Orientação científica de Ana Sanchez

2020

  1. A comunicação online nos laboratórios de investigação experimental: o caso iNOVA Media LabDébora De Jesus Oliveira Alves. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente      
  2.  Plano de comunicação para o IELT - Instituto de Estudos de Literatura e TradiçãoCarolina Vilardouro Bravo. Orientação científica de António Granado e  Paulo Duarte Silveira
  3. A cobertura da produção científica portuguesa no Jornal Público, André Martinho Abreu Nóbrega. Orientação científica de António Granado
  4. Como explorar as diferentes dimensões de eventos de outreach: o exemplo dos Horizontes iMM: Uma pergunta a três, Maria Alexandra D´Abreu Pinto Sanfins. Orientação científica de Ana M Sanchez. 
  5. A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aulaJessica De Lima Trasfi. Orientação científica de Joana Lobo Antunes 
  6.  Comunicação estratégica de ciência numa unidade de investigação: plano de comunicação para o IELT, Carolina Vilardouro Bravo. Orientação científica por António Granado
  7. Relatório de estágio em jornalismo de ciência no jornal Público, André Martinho Abreu Nóbrega. Orientação científica por António Granado

  8. A comunicação online nos laboratórios de investigação experimental: o caso iNOVA Media Lab, Débora de Jesus Oliveira Alves. Orientação científica por Paulo Vicente

 2019

  1. Comunicação de Ciência na NOVA Medical School, Inês Rodrigues Da Silva Zêzere. Orientação científica de Joana Lobo Antunes
  2. Um modelo para uma comunicação de ciência dirigida a séniores - estudo de caso com duas escolas séniores da cidade de Coimbra, Maria Inês Almeida Ramos. Orientação científica de Maria Inês Queiroz  
  3. Poster cientifico: uma exploração, José Henrique Vieira Fernandes De Aguiar. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente                  
  4. Comunicação de Ciência Revolucionária?, Teresa Freire Mendes. Orientação científica de Carlos Catalão Alves
  5. Engaging socially-vulnerable communities in science: exploring Science&Art approachesAna Margarida De Almeida Matias. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente e Ana Lucia Mena.    
  6. Não Só Ciência: planeamento de um festival de Astronomia com outros elementos culturaisCarolina Lobão De Jesus Figueira. Orientação científica de Joana Lobo Antunes        
  7.  Conversas À Volta De Uma Vela, João Miguel Pires Ventura. Orientação científica de António Granado.

2018

  1. A comunicação numa instituição científica: Escola de Ciências da Universidade do Minho, Sara Daniela Pinheiro Martins. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente (FCSH NOVA). PDF
  2. A construção do gabinete de comunicação do LIP: da estratégia aos resultados, Maria Catarina Ferreira do Espírito Santo. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
  3. Collaborative research: a case study between Biomedical community of NOVA Medical School and elderly community of Arroios, Ana Rodrigues Barros. Orientação científica de Maria Inês Queiróz (FCSH NOVA). PDF
  4. Comunicação de Ciência interdisciplinar: Um plano de comunicação para as Unidades de Investigação do ISCTE-IUL, Andreia Filipa de Jesus Garcia. Orientação científica de Maria Inês Queiróz (FCSH NOVA). PDF
  5. Era uma vez o Espaço:Jornalismo de ciência e o lugar das Ciências do Espaço no Jornal Público, Raquel Alexandra Gonçalves Dias da Silva. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
  6. Estratégias e desafios de um Gabinete de Comunicação numa Escola Médica, Ana Carolina de Oliveira Marques. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
  7. Exploring interactive narrative for science communication: a design approach using interactive documentary as a proposal XploreDesign4SciComm, Maria João Horta Parreira. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente (FCSH NOVA). PDF
  8. Inclusão Social através da Comunicação Intergeracional de Ciência - Uma análise exploratória, Daniela Maria Cardoso da Silva António. Orientação científica de Maria Inês Queiroz (FCSH NOVA). PDF
  9. International Cooperation on Science Engagement Activities: Internship at Ecsite, European Network of Science Centres and Museums, Bárbara Dias Teixeira.  Orientação científica de Carlos Catalão (FCSH NOVA/Ciência Viva) e Julie Becker (Ecsite). PDF
  10. O papel dos comunicados de imprensa no sensacionalismo em notícias de ciência, Ana Rita de Heaton Ayres Ponce. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
  11. O Parque da Pena na rota do turismo científico em Portugal: Um plano de comunicação para o turismo de conhecimento, Ana Raquel Rebelo Mendes Bastardo. Orientação científica de Carlos Catalão (FCSH NOVA/Ciência Viva). PDF
  12. Produção de conteúdo para comunicação online no gabinete de comunicação de ciência do Champalimaud Research, João Gonçalo Teixeira Ferreira Camilo. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Catarina Ramos (Champalimaud Research). PDF
  13. Renovação museográfica das exposições do Museu Municipal de Arqueologia da Câmara Municipal da Amadora, Ana Margarida Matos Pereira. Orientação científica de Maria Inês Queiroz (FCSH NOVA). PDF
  14. Science communication with alma: #WAWUA and the role of animation video in science outreach, Maria Gentil Berger Corrêa Mendes. Orientação científica de Paulo Nuno Vicente (FCSH NOVA). PDF

2017

  1. Angariação de fundos para investigação científica em Portugal: o Caso da Maratona da Saúde, Mariana Adeodato. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
  2. Comunicação estratégica de ciência: análise de benchmarking de instituições científicas nacionais e internacionais e proposta de plano de comunicação para o MARE - Centro de Ciência do Mar e do Ambiente, Vera Lia de Oliveira Sequeira. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA) e Henrique Cabral (MARE). PDF
  3. Exhibit development in a science centre: internship at Glasgow Science Centre, Ana Isabel Sousa. Orientação científica de Joana Lobo Antunes (ITQB NOVA) e Robin Hoyle (Glasgow Science Centre). PDF
  4. MAAT | Central Tejo: Diagnóstico e Avaliação da Comunicação do Circuito Expositivo, Helena João Gonçalves - relatório de estágio. Orientação científica António Granado (NOVA FCSH). PDF
  5. Sinalética nos Centros de Ciência. Estudo de caso no Centro Ciência Viva de Guimarães, Daniel José da Costa Ribeiro - relatório de estágio. Orientação científica de Joana Lobo Antunes (ITQB NOVA). PDF

2016

  1. A Revista VISÃO: O processo de reestruturação e os desafios perante oa media sociais, Sara Teixeira Saraiva. Orientação científica António Granado (NOVA FCSH). PDF
  2. Avaliação de eventos de divulgação de ciência num centro de investigação científica, Patrícia Miguel Marques Pires - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
  3. Comunicação de ciência e investigação e inovação responsáveis: o projecto europeu RRI TOOLS, Nuno Miguel Passarinho Trindade - relatório de estágio. Orientação científica de Carlos Catalão Alves (Ciência Viva). PDF
  4. Comunicação Pública de Ciência - Um Guia para Cientistas, Manuel Leite Valença - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
  5. Comunicar (neuro)ciência: da rua para o laboratório e do laboratório para a rua, Rita Filipa de Almeida Neves. Orientação científica de Catarina Esteves Lopes Ramos (FChampalimaud) e Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
  6. Jogo interactivo sobre experimentação em modelos biológicos - construção de um guião, Rita de Sousa Caré - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Lúcia Mena (IGC) e Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
  7. Mente e cérebro: comunicação de ciência na comunidade sénior, Rita Isabel Pedro Aroeira- trabalho de projecto. Orientação científica de Carlos Catalão Alves (Ciência Viva). Acesso restrito
  8. Science in fiction: discussing science through literature, Marta Daniela de Almeida Santos - relatório de estágio. Orientação científica de Baudouin Jurdant e Ana Sanchez (ITQB NOVA). Acesso restrito

2015

  1. Mental Health and Neuroscience: a perspective from a magazine market, Sérgio Pereira- trabalho de projecto. Orientação científica de António Granado (NOVA FCSH). Acesso restrito
  2. O Website Gravitão - Comunicar sobre Astrofísica e sobre Gravitação, Margarida Milheiro - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Vitor Cardoso (IST). PDF
  3. QEAT: Pergunta, Responde e Interage - Projecto de Comunicação da Nutrição na Web, Cristina Cruz - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
  4. Que temas de ciência preferem os leitores, Vera Novais - relatório de estágio. Orientação científica de António Granado (NOVA FCSH). PDF

2014

  1. A importância das actividades experimentais nos centros de ciência, Débora Belarmino - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
  2. Captação e filiação de públicos nos centros de ciência: o caso do Centro Ciência Viva do Alviela-Carsoscópio, João Pedro Lopes - relatório de estágio. PDF
  3. cienciapt.com: O que fazem os cientistas portugueses pelo mundo, Suely Costa - trabalho de projecto. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
  4. Divulgar Ciência para Diferentes Públicos: uma experiência no projecto STOL, Marina Maciel - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Maria Judite Almeida (STOL/CBMA/ECUM). PDF
  5. Nitrogene: From Science to Society, Maria Amélia Martins Loução - trabalho de projecto. Orientação científica de Carlos Catalão Alves (Ciência Viva). PDF
  6. O Jornalismo Ciêntifico Impresso no Brasil e em Portugal, Yanna Guimarães - Dissertação. Orientação científica de António Granado (NOVA FCSH). Acesso restrito

2013

  1. A Nuclipédia, Carmo Nunes  - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchéz (ITQB NOVA). PDF
  2. Agência de Noticias de Ciência, Lúcia Vinheira Alves - trabalho de projecto. Orientação científica de António Granado (FCSH NOVA). PDF
  3. Alterações climáticas: plano de comunicação para o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Gisela Alexandra Gaio de Oliveira - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Ireneia Melo. PDF
  4. Comunicação de Ciência no Observatório Astronómico de Lisboa e no Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, Adalberto Fernandes - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
  5. Comunicar e divulgar a ciência que se faz em Portugal, Catarina Ramos - trabalho de projecto. Orientação científica de Carlos Catalão Alves (Ciência Viva) e Ana Sanchez (ITQB NOVA). PDF
  6. Conceção de um Website para Acompanhamento de um Projecto Científico em Contexto Escolar, Fátima Guerra - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Pedro Terrinha (IPMA). PDF
  7. Desenvolvimento e Implementação de Diferentes Estratégias de Comunicação e Divulgação Científica - um projeto para a Escola de Ciências da Universidade do Minho, Ana Isabel Pinheiro - relatório de estágio. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA), Estelita Vaz (ECUM) e Sandra Paiva (ECUM). PDF
  8. Ferramentas para Melhorar a Relação entre um Centro de Ciência e o Público Escolar, Idalina Lourenço  - relatório de estágio. PDF
  9. O recurso a exposições na divulgação de astronomia: o caso "Um Universo Deslumbrante", Silvana Araújo Cunha - relatório de estágio. PDF
  10. Os Sons da Ciência, Sílvio Mendes - trabalho de projecto. Orientação científica de Ana Sanchez (ITQB NOVA) e Joana Barros. PDF
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