You are here: Home / Education / Research Training / Bolsas de integração na investigação / Unidade curricular: Iniciação à Investigação

Unidade curricular: Iniciação à Investigação

Descrição da unidade curricular (Ficha de disciplina)

1. Unidade curricular: Iniciação à Investigação (Research Integration)

2. Código da unidade curricular: RI

3. Faculdade: Instituto de Tecnologia Química e Biológica

4. Departamento:

5. Curso: Curso de Extensão Universitária “Iniciação à Investigação”

6. Nível do curso: Curso de Extensão Universitária

7. Tipo de unidade curricular: Obrigatória

8. Ano do plano de estudos: Primeiro ano

9. Semestre: Primeiro e segundo semestres

10. Número de créditos: 16 ECTS

11. Docente responsável: Vários - orientadores de laboratórios onde o estudante se insira.

12. Número de horas de aula por semana: 92 horas totais de contacto durante o ano lectivo

13. Objectivos da unidade curricular
Esta unidade curricular, destinada preferencialmente a estudantes de primeiros ciclos de ciências e tecnologia, pretende iniciar o estudante na actividade científica, desenvolver o seu sentido crítico, criatividade e fomentar alguma autonomia científica. Tais objectivos vão ser conseguidos pela integração num laboratório de investigação, ficando o estudante sob a supervisão de um orientador doutorado. Para além dos objectivos acima descritos, pretende-se também que o estudante desenvolva competências de comunicação de trabalho científico perante audiências.

14. Requisitos de frequência
Frequência de um primeiro ciclo nas áreas da ciência e tecnologia.

15. Conteúdo da unidade curricular
Nesta unidade curricular o estudante irá, para além de aprender o próprio processo de investigação científica moderna, tomar contacto com uma área científica. Com vista a estes objectivos, o estudante vai inserir-se num projecto de investigação supervisionado e irá participar nas actividades do laboratório aonde decorre estes projecto. Este trabalho vai ser feito em tempo parcial, uma vez que normalmente o estudante irá prosseguir simultaneamente os seus estudos de primeiro ciclo. No fim deste trabalho, o estudante irá apresentar o resultado das suas actividades num pequeno seminário público.

16. Bibliografia recomendada
Artigos científicos e obras de referência das áreas em que se insiram os projectos de investigação.

17. Métodos de ensino
Esta unidade curricular segue uma lógica de ensino baseado em trabalho e ensino baseado em resolução de problemas. Embora supervisionado, este ensino contará com a criatividade e alguma autonomia do estudante. Será implementado através da leitura de artigos científicos e obras de referência e pelo planeamento e execução de investigação.

18. Métodos de avaliação
A avaliação desta unidade curricular terá três componentes:
1) Avaliação contínua pelo orientador do estudante no laboratório – 50%.
2) Avaliação pelo orientador de um relatório de actividades – 25%.
3) Avaliação da apresentação oral em seminário público – 25%.  Participarão nesta avaliação o orientador e dois outros investigadores doutorados de laboratórios diferentes do laboratório onde o estudante desenvolveu o trabalho.

19. Língua de ensino
As línguas de ensino serão as praticadas nos laboratórios de ensino onde o estudante se insira, podendo ser o Português ou o Inglês. O relatório de actividades e a apresentação oral serão também feitas nas mesmas línguas de ensino.