You are here: Home / News / Discovering Science on a rainy day / Descobrindo a Ciência num dia de chuva

Discovering Science on a rainy day / Descobrindo a Ciência num dia de chuva

ITQB welcomes hundreds of visitors / ITQB recebe centenas de visitantes no Dia Aberto
Discovering Science on a rainy day / Descobrindo a Ciência num dia de chuva

Dia Aberto 08

More than a thousand people visited ITQB on Saturday 23rd of February to explore life from within together with the Institute’s researchers. The pouring rain outside contrasted with the warm atmosphere inside of discovery and excitement for both children and grownups alike.

No passado dia 23 de Fevereiro mais de mil pessoas visitaram o ITQB para explorar com os investigadores o lado de dentro da vida. Apesar da muita chuva lá fora, a atmosfera cá dentro foi de descoberta e entusiasmo  para pequenos e grandes.

Já na sua quarta edição, o Dia Aberto foi mais um dia dedicado à nossa curiosidade e, desta vez, às diferentes maneiras que a Ciência tem para estudar a vida. Foi possível olhar o mundo vivo, viajando desde o ambiente até ao detalhe de uma só molécula. Descobrir que há ecossistemas onde não tínhamos pensado, ver células de vários tamanhos e formas, descobrir que as bactérias não são todas iguais, e aprender como a posição relativa dos átomos afecta a função de toda a molécula.

No auditório, ouviu-se falar de astrobiologia e da linguagem das bactérias, de bactérias vistas por dentro e do fascínio da química e apresentaram-se ainda exemplos de como o conhecimento pode gerar inovação na sociedade.

Foi mais que tudo um dia para conversar com os investigadores, conhecer os bastidores da sua investigação e espreitar as ferramentas que ajudam a compreender o mundo vivo: desde os computadores e o que estes podem fazer pela Ciência até aos instrumentos mais avançados como o espectrómetro de ressonância magnética nuclear do ITQB.

Houve tempo para vestir a bata e experimentar ser cientista por um bocadinho: extrair o DNA da saliva, descobrir como há reacções químicas por toda a parte e ver toda uma variedade de organismos - bactérias e fungos, as plantas do tremoço e do arroz, minhocas e até ouriços e estrelas-do-mar.

Uma pequena exposição de duas artistas plásticas residentes no ITQB mostrou como a ciência serve também de inspiração à arte: Patrícia Noronha – utilizou instrumentos científicos para criar novos objectos que nos dão um outro olhar sobre a ciência – e Marta de Menezes – inspirou-se em bactérias capazes de degradar corantes para produzir autênticos quadros vivos.

Foi um dia de inspiração para todos, incluindo investigadores, e esse entusiamos está bem patente nas fotografias deste dia.

Ficou ainda o desejo de novas iniciativas registado no nosso livro de visitantes. Em baixo ficam alguns dos comentários…

Mais sobre o Dia Aberto aqui

Protocolos das experiências

o DNA da banana [pdf]

o DNA da saliva [pdf]

Um apanhado dos comentários dos visitantes:

Vim com a minha neta de 4 anos. Gostou imenso de experimentar fazer, ver e mexer. Vale a pena haver estas iniciativas. Parabéns (M. R.)

Eu gostei de tudo. Quero voltar no próximo ano. Obrigado e muitos parabéns. (L. D., 7 anos)

Vim com os meus filhos de 4 e 9 anos. Cada um de nós captou a mensagem à sua ‘escala’. Quanto a mim deu-me ideias novas, para pôr em prática na escola… e em casa. Muito obrigado!(A. M.)

Vim com o meu amigo Francisco e gostei muito. E vim de Castelo Branco de propósito (G.G.S.P.)

Muito obrigado por terem aberto os olhos para novas experiências. Em casa vai ser terrível, e vamos ter de inventar um bocado. Muito giro. Parabéns.

Vim com os meus 2 filhos; não é a 1ª vez mas está cada vez melhor!
Estão a fazer nascer a vontade de aprender e estudar aos miúdos e despertar a curiosidade aos adultos que não são dessa área. Parabéns!

Adorámos a experiência, descobrimos ou tomámos conhecimento de coisas que não ligamos no dia a dia
Beijos, continuem assim! (
S. C., D. A., B. C.)

Adorei esta experiência, porque me esclareceu bastante quanto à área a seguir no 10º ano. Entrei para o dia aberto do ITQB sem saber o que seguir, e saio com as ideias mais claras. (C. T., V. R., P. T.)

É impressionante a capacidade de mobilização de toda a equipa de investigadores. Verdadeiro amor à causa da divulgação cientifica. Inspirador! (S. S.)

Acho que com esta exposição aprendi coisas que nem imaginava que existiam. (M., 11 anos)

Gostei muito, adorei! Já tinha vindo cá uma vez, mas esta foi mais divertido (A. A. e M., 9 anos)

Gostei muito desta iniciativa, especialmente das visitas a laboratórios e ao Centro de Ressonância Magnética Nuclear. É efectivamente uma forma de ficarmos mais próximos da Ciência e dos segredos do nosso planeta e “arredores”! (T. R., 12º ano)

Muito boa iniciativa, bem organizada, interessante e com muita motivação!

Excelente iniciativa para dar uma visão real e simplificada da Ciência.

Extremamente interessante e didático. Um 'must' para as crianças

Parabéns! Fantástico! Muito obrigado pela manhã fabulosa.

Estas iniciativas valorizam-nos como país. Continuem a divulgação da Ciência! Parabéns.