You are here: Home / News / Recordar António Xavier

Recordar António Xavier

Centro NMR António Xavier - ITQB

Oeiras, 10/07/07

No dia 9 de Julho, a propósito da inauguração da Rede Nacional de Ressonância Magnética Nuclear (MNR), teve lugar no ITQB um simpósio que pretendeu também homenagear o professor e fundador do Instituto, António V. Xavier. A sessão de abertura contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, do Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, João Sentieiro, e do Reitor da Universidade Nova, António Bensabat Rendas.

A Rede Nacional de NMR, cuja proposta inicial foi coordenada pelo ITQB mas envolve outras instituições em todo o País, é uma das maiores redes nacionais de investigação científica e tem como objectivo disponibilizar aos investigadores portugueses uma das metodologias mais importantes nas áreas da química, ciência de materiais e ciências da vida. Esta poderosa técnica, cujo desenvolvimento já originou a atribuição de dois prémios Nobel, um deles presente neste Simpósio, permite por exemplo determinar a estrutura de proteínas e ácidos nucleicos em solução e estudar o metabolismo celular in vivo.

O investimento global desta rede foi de 6,5 MEuros conseguidos no âmbito do Programa Nacional de Re-equipamento Cientifico da Fundação para a Ciência e Tecnologia. O equipamento localizado no ITQB teve ainda uma comparticipação de 10% da Fundação Calouste Gulbenkian. Para a direcção do ITQB, a formação desta rede mostrará “como a associação de múltiplas instituições torna possível, num país de parcos recursos como Portugal, criar a massa critica necessária para a utilização de equipamentos de elevada complexidade técnica.”

Cartaz da iniciativa e programa