You are here: Home / Science & Society / Destaques / Olimpíadas da Química Júnior 2008

Olimpíadas da Química Júnior 2008

Mais uma edição. No ITQB, a 19 de Abril
Olimpíadas da Química Júnior 2008

No dia 19 de Abril, o ITQB recebeu mais uma edição das Olimpíadas de Química Júnior 2008. Esta iniciativa da Sociedade Portuguesa de Química é coordenada no ITQB por António Lopes, investigador responsável pelo Laboratório de Colóides e Polímeros.

Este ano, participaram nas Olimpíadas de Química Júnior 67 alunos (acompanhados por 10 professores) das escolas : Colégio D. Luísa Sigea (Estoril), Esc. 2,3 com Esc. Sec. Aquilino Ribeiro (Oeiras), Esc. 2,3 Dr. Afonso Rodrigues Pereira (Lourinhã), Colégio Miramar (Mafra), Esc. Técnicolicial Sto António (Selesianos do Estoril), Esc. EBI de São Bruno (Caxias) e Esc. 2,3 Miguel Torga (Amadora).

Durante as provas, cronometradas ao minuto, os participantes tiveram que responder a 30 questões, algumas teóricas, numa sala de aula, e outras de carácter mais experimental (observações experimentais, medições, etc.), no laboratório de ensino do ITQB. Seguiu-se um almoço gentilmente oferecido pela Câmara Municipal de Oeiras.

À tarde, todos os participantes receberam um diploma de participação e foram anunciadas as equipas vencedoras a quem foram atribuídas medalhas e um diploma da SPQ confirmando o resultado.

As equipas vencedoras nesta edição 2008 das Olimpíadas da Química Júnior foram:

1º lugar – Ouro
Equipa do Colégio Miramar:  Jorge Atabão, Pedro Jorge e António Batalha.

2º lugar – Prata
Equipa da Escola Salesiana do Estoril: José Lopes, Inês Lopes e Ruben Leitão.

3º lugar – Bronze
Equipa da Escola Salesiana do Estoril: Rafael Gameiro, Pedro Moreira e Nadir Silva