You are here: Home / Science & Society / Destaques / ITQB NOVA e FCSH NOVA produzem programa de rádio

ITQB NOVA e FCSH NOVA produzem programa de rádio

Programa nacional quer dar a conhecer a ciência portuguesa

Oeiras, 15.11.2016

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH NOVA), ambos da Universidade Nova de Lisboa, e a Antena 1, com o apoio da Novartis, criaram o programa nacional “90 segundos de ciência”, que terá a primeira emissão no dia 21 de novembro, pelas 18h58.

Esta iniciativa pretende “dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal, contribuindo para o aumento da literacia científica da população”, explica Cláudio M. Soares, director do ITQB NOVA. “As duas instituições já promovem conjuntamente o Mestrado em Comunicação de Ciência, do qual nasceu a ideia da criação deste programa”, acrescenta Francisco Caramelo, director da FCSH NOVA.

A apresentação oficial do programa vai decorrer na Faculdade de Ciências Social e Humanas, em Lisboa, no dia 21 de novembro, pelas 18 horas. A entrada é livre, com registo neste link.

A partir de dia 21 de Novembro irá haver um programa diário às 18h58 emitido pela Antena 1, repetido no dia seguinte de manhã, de segunda a sexta-feira, num total de 261 edições. Após a emissão, os programas estarão disponíveis no website www.90segundosdeciencia.pt, com mais material multimédia sobre cada um dos projectos e investigadores

Em cada episódio ficaremos a conhecer o trabalho de um investigador português, e serão abordadas todas as áreas: das ciências exactas às ciências sociais e humanidades, a maioria a trabalhar em Portugal. De Bragança a Faro, da Horta de volta a Lisboa, ficaremos a conhecer o essencial da ciência em Português.

O programa é coordenado por António Granado (FCSH NOVA), Joana Lobo Antunes (ITQB NOVA) e Paulo Nuno Vicente (FCSH NOVA), professores do Mestrado em Comunicação de Ciência da Universidade Nova de Lisboa.

Coordenação: António Granado, Joana Lobo Antunes e Paulo Nuno Vicente

Entrevistas e edição: Adriano Cerqueira

Pós-produção áudio: Paulo Castanheiro

Design: Luís Morgado/ITQB NOVA