Venha descobrir o lado de cá da investigação científica e construa connosco mais um dia cheio de ciência.

À semelhança dos anos anteriores, convidamo-lo a visitar a vir conhecer os laboratórios e as pessoas por trás da investigação científica. Desafiamo-lo a fazer uma viagem pela mundo vivo até chegar aos átomos que o constituem.

A ciência reflecte-se nas nossas vidas de muitas maneiras, nem sempre óbvias. Estudar o mundo que nos rodeia ajuda-nos a perceber o fascínio e a complexidade da vida e abre novas perspectivas para tornar o mundo num sítio melhor. É isso que procuramos fazer no ITQB e neste dia queremos partilhar com os visitantes o nossa curiosidade e entusiasmo pela ciência.

Este vai ser um dia dedicado às várias maneiras que a Ciência tem de compreender como funciona a vida. Vamos mostrar-lhe ecossistemas em que se calhar nunca pensou, apresentar os organismos estudamos e as células que os constituem, desvendar a quantidade de moléculas diferentes que tornam tudo isto possivel. Queremos que se surpreenda connosco com a magnitude da vida vista por dentro.

Vamos falar-lhe de outros planetas, de como as bactérias falam entre si ou de como são vistas por dentro, do fascínio da química e vamos mostrar-lhe como o conhecimento do laboratório chega até à indústria.

Queremos também realçar a importância da criatividade em ciência e de como esta é por vezes inspiração para a Arte.

E como de costume, vai haver espaço para as crianças que moram dentro de nós: o mundo microscópico nas nossas mãos, um jardim químico, experiências para repetir em casa e muito mais.

O Dia Aberto está incluído no projecto Oeiras Vive a Ciência que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.


  Actualizado em 21-02-08