Personal tools

Unidades Curriculares e Professores

Apresentação Informações úteis Objectivos Plano Curricular Unidades Curriculares Contactos ENG

 

Alterações globais e sustentabilidade

Introdução geral às disciplinas leccionadas ao longo do curso de Mestrado. Informação actualizada da situação da agricultura e floresta a nível nacional e mundial, e caracterização da realidade agro-florestal Portuguesa e seus desafios, oportunidades e riscos mais relevantes.

 

Nutrição de plantas e interacções simbióticas

Noções fundamentais sobre a nutrição vegetal, em especial a azotada, em plantas não leguminosas (anuais/herbáceas e perenes/fruteiras) e plantas leguminosas, bem como os principais métodos para determinação das necessidades nutritivas das plantas.

 

Microbiologia ambiental e industrial

Conhecimento actualizado sobre a biodiversidade microbiana, do ponto de vista de habitat e metabólico, sobre os processos biológicos que ocorrem dentro de comunidades microbianas e as suas interações com o ambiente natural, e ainda  aspectos relacionados com a sua aplicação em biotecnologia, na degradação de poluentes ou na produção de bio-produtos e bioenergia.

 

Biologia do stress de plantas

No seguimento do módulo introdutório " Global changes and sustainability", fornecerá conhecimentos básicos sobre como as plantas são afetadas pelos desafios ambientais derivados das necessidades e hábitos da sociedade moderna e como lidam com estes desafios.

 

Biocatálise para a sustentabilidade

Conhecimento actualizado em Biocatálise nomeadamente sobre relações entre estrutura e função de enzimas, estragégias e metodologias associadas à sua produção, purificação, caracterização e à modificação das suas propriedades por técnicas de engenharia de proteínas. O desenho de sistemas multi-enzimáticos para síntese ou degradação de compostos químicos e ainda a sua aplicação à Biologia Sintética serão ainda tema de estudo e reflexão.

 

Tecnologias genómicas, bioestatística e bioinformática

Planeamento e execução de estudos à escala do genoma (ex: sequenciação do genoma, transcriptómica ou proteómica) e identificação de ferramentas de análise e testes estatísticos apropriados à abordagem escolhida.

 

Técnicas laboratoriais

Serão transmitidas noções teóricas e experimentais que sirvam de ferramenta aos alunos em técnicas fundamentais de laboratório e nas tecnologias disponíveis no Campus.

 

Biotecnologia de plantas para a agricultura e florestação

 

Abordagem às tecnologias e análise crítica das questões económicas, legais, sociológicas e éticas) relativas às aplicações da biotecnologia vegetal.

 

Bioprodutos, biomateriais e bioenergia

Principais bioprodutos e biocombustíveis existentes, e tipos de fontes naturais e renováveis. Conceitos de biorefineria e aplicação no contexto da produção de energia. Processos catalíticos para a valorização de recursos renováveis.

 

Separação de bioprodutos limpos

Processos clássicos de separação e purificação de bioprodutos com as tecnologias emergentes, considerando os aspectos de sustentabilidade. Estudos de casos de desenvolvimento de bioprodutos, biomateriais e de valorização de residuos.

 

Bio- e quimio-remediação

Remediação Química e Biológica aspectos sobre biorremediação, fitoremediação, fotodecomposição/oxidação catalítica, monitorização de poluentes, ecologia industrial e ecotoxicidade.

 

Ética em biotecnologia

Bases filosóficas da ética e da bioética, bem como as metodologias para aplicar o raciocínio moral aos dilemas éticos resultantes da inovação trazida pela biotecnologia.

 

Bioempreendedorismo

Criação de valor para biotecnologias, bioprodutos e bioserviços.

 

Rotações laboratoriais

 

Cada estudante terá de efectuar 3 rotações laboratoriais, cada uma acompanhada de um dos docentes da disciplina, à escolha. Os estudantes trabalharão em mini-projetos em cada uma das rotações, onde terão que aplicar conhecimentos apreendidos no mestrado, em particular na disciplina de técnicas laboratoriais.

 

Seminários interdisciplinares I e II

Contactar, apreender e debater temas e projectos actuais da biologia vegetal e microbiana e da biotecnologia, através da participação em seminários apresentados por investigadores nacionais e internacionais a desenvolver investigação de excelência nestas áreas científicas.

 

Planeamento do projecto de tese

 

Identificação de um objecto de investigação, definindo objectivos e a temporalizar as metas a alcançar. Interação com outros investigadores para estabelecer o plano de investigação, que será escrito, apresentado e discutido.

 

Opcionais

Os estudantes poderão escolher uma unidade curricular à escolha, dentro ou fora da Universidade Nova de Lisboa, durante um dos semestres dos mestrado, devendo completar pelo menos 3 ECST

 

Dissertação

Desenvolvimento de um projeto de investigação nas áreas científicas da Biologia e Biotecnologia Vegetal e Microbiana e da Química Sustentável. Os alunos aprenderão como conduzir um projeto de investigação e como interpretar e apresentar os seus resultados.

Cada estudante escolherá um responsável interno de tese de entre os docentes do curso e poderá escolher um coresponsável externo no caso de realização da sua dissertação numa instituição distinta do ITQB NOVA.

Document Actions