Personal tools
You are here: Home / Dia Aberto 2015 / programa

programa

menu_programa.jpg

 

A luz visível, que nos permite ver o mundo à nossa volta, é uma forma de radiação eletromagnética. Esta radiação propaga-se sob a forma de ondas eletromagnéticas, que podem ter diferentes comprimentos de onda e o seu espectro estende-se desde as ondas rádio aos raios gama. Apesar de, em linguagem corrente, usarmos a palavra luz para designar apenas a luz visível, os cientistas usam-na muitas vezes para se referir à radiação eletromagnética de qualquer comprimento de onda.

 

     Programa

    

A luz nas moléculas
As moléculas interagem de forma diferente com os diferentes tipos de radiação, segundo padrões característicos, que são uma espécie de “impressão digital” molecular. Por isso, é possível usar a radiação para analisar as moléculas, as quais, devido às suas dimensões reduzidas, não podem ser observadas pelo olho humano.
Descubra como diferentes técnicas espectroscópicas, que utilizam diferentes tipos de radiação, podem ser usadas para estudar moléculas. Veja como pequenas alterações numa molécula podem mudar a forma como ela interage com a radiação, o que pode, em alguns casos, resultar numa mudança de cor.
não necessita inscrição

A luz nas células
Numa escala acima, a luz é usada para ver as células através do miscroscópio. Mas o microscópio é mais do que uma lupa  potente, o microscópio permite descobrir o que se passa dentro das células, usando diferentes comprimentos de onda e recorrendo a marcadores fluorecentes. Conheça algumas das células com que trabalhamos e experimente diferentes técnicas de microscopia. Aproveite para descobrir mais sobre a suas próprias células e, como recordação deste dia, fotografe-as com o seu telemóvel.
não necessita inscrição

A luz nos organismos

Da fotossíntese, que garante a nossa vida na Terra, à forma como funcionam os olhos que nos permitem ver a luz, convidamo-lo a explorar o modo como os organismos utilizam a luz. Vamos olhar para plantas que procuram a luz e animais que fogem dela, espreitar os olhos das moscas, ver folhas fluorescentes, medir a fotossíntese e ainda ver com outros comprimentos de onda.
não necessita inscrição

Às escuras
Às vezes, a melhor maneira de conhecer a luz é na escuridão. Aqui convidamo-lo a descobrir moléculas que emitem luz por diferentes razões. Algumas destas moléculas estão presentes no nosso dia-a-dia e nem damos por elas; outras são ajudam-nos a ver melhor o que se passa dentro das células.
não necessita inscrição

Além das actividades que decorrem ao longo de todo o dia nesta sala, preparámos duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, em que o investigador Carlos Romão partilhará connosco como um Químico olha para a luz (sessões canceladas)*
* - Por motivos imprevisto e de força maior, o investigador Carlos Romão não poderá estar presente no Dia Aberto. O percurso às escuras decorre assim sem interrupções.

Mentes que brilham
Um espaço dedicado aos jovens de espirito que queiram experimentar ser cientistas. Entre outras actividades vai ser possível explorar as cores que compõem a luz e construir arco-íris. Usando técnicas semelhantes às que usamos no laboratório, vamos descobrir como algumas cores se separam e vamos extrair DNA de frutas de todas as cores. E para quem gosta de jogos de tabuleiro, o desafio será descobrir como é que as plantas conseguem fabricar o seu alimento através da luz.
não necessita inscrição

A luz, a arte a a ciência
Um convite da artista plástica Patrícia Noronha para que os jovens cientistas sejam também jovens artistas e descubram como as cores das suas obras ganham nova vida na escuridão.
não necessita inscrição

Rabiscos com ciência e luz
Um encontro de diários gráficos para todos. Não é preciso saber desenhar, basta gostar de o fazer. Todos os interessados são convidados a desenhar ao longo do dia mas existirão momentos exclusivos para rabiscadores, que necessitam de inscrição prévia até 8 de Outubro. Os participantes inscritos receberão um um caderno A6 apropriado e uma caneta preta . Sugerimos que tragam materiais portáteis para pintar.
necessita inscrição prévia

"A Vida Iluminada"
Durante o mês de Setembro, promovemos um concurso de fotografia no Instagram com o tema "A Vida Iluminada". Mostramos aqui todas as fotografias a concurso e anunciamos neste dia os vencedores.
não necessita inscrição

Visitas aos laboratórios
Visitas aos laboratórios e aos grandes equipamentos que nos ajudam a iluminar aquilo que estudamos. Em pequenos grupos, levamo-vos a conhecer alguns dos espaços onde trabalhamos.
Para maiores de 12 anos | inscrição no local

Conversas com os investigadores
No dia aberto, todas as pessoas envolvidas nas actividades são investigadores do ITQB. Esta é uma óptima oportunidade para, num ambiente descontraído, conversar com os investigadores sobre o seu percurso, a sua formação, as alegrias e os desafios do dia-a-dia. Quem sabe se não ficamos a conhecer alguns dos futuros cientistas do país?
não necessita inscrição

 

Durante o dia, a cafetaria do ITQB estará aberta. Muito obrigada à Sector+ por se associar a nós neste dia.

 

 

 

 

Document Actions