Equipa

Banner1

bt.jpgAna M. Sanchez é licenciada em Biologia Vegetal Aplicada pela Universidade de Lisboa e doutorada em Biologia pela Radboud Universiteit Nijmegen (Holanda). De 2005 a 2016 coordenou o gabinete de comunicação do ITQB NOVA, promovendo diversas acções de divulgação de ciência e coordenando o módulo Ciência, Cultura e Sociedade do Programa de Doutoramento do instituto. Desde Fevereiro 2016 faz parte da Direcção da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

António Granado, professor auxiliar na FCSH NOVA, foi jornalista de ciência durante mais de 22 anos. Foi editor de ciência do jornal Público, editor do Publico.pt e editor multimédia na RTP. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, tem um Mestrado em Jornalismo de Ciência pela Boston University (EUA) e um Doutoramento em Ciências da Comunicação pela University of Leeds (UK). Actualmente é docente de jornalismo, jornalismo de ciência e comunicação de ciência.

Carlos Catalão, professor do ensino secundário, licenciado em História pela Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade de Cambridge (RU), trabalha com a Ciência Viva no desenvolvimento de programas para o ensino experimental das ciências e a comunicação científica, especialmente em articulação com escolas dos ensinos básico e secundário.

Joana Lobo Antunes é coordenadora do Gabinete de Comunicação do ITQB NOVA desde 2016. Foi directora do Centro Ciência Viva de Sintra, investigadora pós doutorada em Promoção e Administração de Ciência e Tecnologia no ITQB NOVA, dá formação em Comunicação de Ciência e Redes Sociais para Cientistas na Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa. É licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutorada em Química Orgânica.

Luis Veríssimo tem 20 anos de experiência profissional ligada à comunicação, tendo tido como clientes marcas reconhecidas no mercado. É Senior Partner do Projecto Manhattan, a primeira central de planeamento estratégico, comunicação e marketing em Portugal. Licenciado em Relações Públicas e Publicidade e mestre em Curadoria de Arte Moderna, frequenta o doutoramento em Comunicação Estratégica na FCSH. É actualmente docente no Mestrado em Marketing MBA/Mestrado Executivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Maria Inês Queiroz é doutorada em História Contemporânea pela FCSH, investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea. Entre as principais áreas de investigação destacam-se a História da ciência e da tecnologia, História empresarial e das telecomunicações. Participou nos projectos de investigação sobre História e Património do Grupo Portugal Telecom, Marconi em Lisboa e História do Instituto Camões (Ciência, Cultura e Língua em Portugal no Século XX). Tem também dedicado investigação às áreas da organização da ciência e da investigação científica e das políticas científicas em Portugal ao longo do século XX.

Paulo Nuno VIcente é professor auxiliar na FCSH NOVA, onde coordena o iNOVA Media Lab, um espaço experimental dedicado à investigação, desenvolvimento e produção no campo da narrativa digital, da tecnologia e da inovação. Ao longo da última década, como jornalista e documentarista, tem realizado projetos no chamado “Sul Global”. É doutorado em Media Digitais com uma tese sobre o trabalho dos correspondentes internacionais na África Subsariana.

Anteriores membros

Ana Correia Moutinho é licenciada em Biologia Vegetal Aplicada e doutorada em Biologia Celular pela Universidade de Lisboa. Fez um pós-doutoramento em Política de Ciência no ISEG/Universidade Técnica de Lisboa e na Universidade de Sussex. Foi jornalista de ciência no Público, Visão e JL, coordenou o Gabinete de Apoio à Investigação da Universidade de Lisboa, e foi Managing Director na Fundação para a Computação Científica Nacional. Actualmente é Gestora de Ciência na Universidade de Lisboa.

José Vitor Malheiros foi dos primeiros jornalistas de ciência em Portugal. Foi editor de ciência do semanário Expresso, editor de Ciência e Tecnologia do jornal Público, director do site Publico.pt, director- executivo do jornal Público, e director-executivo do Programa Harvard Medical School-Portugal. Trabalha actualmente como consultor de comunicação de ciência.