Personal tools
You are here: Home / Science & Society / Dia do Microrganismo 2025

Dia do Microrganismo 2025

Celebre o Dia Internacional do Microrganismo com os pés na areia!

No dia 17 de setembro, das 16h às 19h, a Praia de Santo Amaro vai transformar-se num verdadeiro laboratório à beira-mar para celebrar os microrganismos, os habitantes mais pequenos do nosso planeta!

Para além da toalha e do fato de banho, traga também uma boa dose de curiosidade: vai poder espreitar microrganismos ao microscópio, conversar com investigadores do ITQB NOVA e até descobrir, em primeira mão, se a água do mar está própria para banhos com um teste microbiológico feito na hora. Os mais pequenos podem também soltar a criatividade com desenhos na areia, jogos e atividades científicas.

Termine o dia com o melhor que os microrganismos têm para nos oferecer enquanto desfruta de uma sidra fermentada no ITQB NOVA, ao som do imperdível DJ E. coli.

Junte-se a nós nesta tarde de ciência à beira-mar organizada pelo ITQB NOVA, com o apoio do Município de Oeiras.

A entrada é livre!

Programa (em atualização)

  • A vida secreta dos amigos das plantas

    Descubra a diversidade de bactérias e fungos presentes no solo e aprenda como eles contribuem para a agricultura de forma divertida, com quizzes e jogos interativos.

  • Bactérias que "comem" tintas e limpam o meio ambiente

  • Biofármacos com propriedades anti-infeciosas

    Sabia que um medicamento pode começar a ser descoberto num computador? Venha conhecer os projetos internacionais do ITQB NOVA e descobrir como estamos a criar biofármacos antivirais, desde o design computacional até aos ensaios clínicos, antes de chegarem às pessoas. Explore de forma interativa como a ciência está a preparar o futuro contra pandemias.
  • Constrói e descobre: a batalha oculta dos microrganismos 

Explore as células como nunca antes! Construa puzzles 3D e aprenda como os microrganismos invadem as células e desafiam as nossas defesas.

  • Pode a natureza proteger a agricultura?

Descubra como bactérias presentes em plantas e solos, e os compostos que produzem, estão a ser usadas como ferramentas para tornar a agricultura mais resiliente e sustentável. 

Algumas atuam como verdadeiros “super-heróis”, protegendo as plantas de fungos que as adoecem. Explore esse poder com o jogo “Guardiões das Plantas”, no qual pode experimentar ser um cientista que usa bactérias para defender as culturas.

  • Programa Ciência + Cidadã com os projetos SeaMic, PneumoFAM, Micromundo @Oeiras e SCAR e SOILED/Fungos: Amigos ou Inimigos

Descubra os projetos em que pode participar! Através de jogos, quizzes e demonstrações vai perceber como contribuir para a ciência e tornar-se um cientista cidadão. 

  • Sidra do ITQB NOVA - O sabor fresco da maçã fermentada

Sabia que a sidra de maçã é feita a partir da fermentação de maçãs por leveduras? Venha provar a sidra do ITQB NOVA e descobrir mais sobre esta bebida fermentada!

Document Actions