You are here: Home / Science & Society / Destaques / Semana da Ciência e da Tecnologia 2014

Semana da Ciência e da Tecnologia 2014

Convite às escolas para celebrar o Ano Internacional da Cristalografia

No Ano Internacional da Cristalografia, dedicamos a Semana da Ciência e da Tecnologia, a esta técnica que permite ver muito para lá dos nossos olhos. A cristalografia de raios-X permite determinar a arrumação dos átomos num cristal, através da análise do padrão de difracção dos raios X que atravessam esse cristal. Os cristalógrafos do ITQB utilizam a cristalografia de raios X para determinar a estrutura tridimensional das proteínas e assim perceber melhor como essas proteínas funcionam nas células. Conhecer a estrutura das proteínas e o modo como se ligam a outras moléculas é também importante para desenhar novos medicamentos.

Com as actividades da Semana da C&T, os investigadores do ITQB vão mostrar como usam a cristalografia de raios X no seu trabalho, desde a formação dos cristais proteicos à estrutura 3D das proteínas, e quais as possibilidades que esta técnica trouxe à Ciência.

Sessões Laboratório

24, 26, 28 de Novembro

10:00 Um "microscópio" para ver moléculas
Visita aos Laboratórios de Cristalografia de Proteínas e Difractómetro de Raios-X