You are here: Home / Science & Society / Destaques / Concurso de Desenho ITQB/CMO 2004

Concurso de Desenho ITQB/CMO 2004

"se eu fosse um cientista"

No dia 15 de Junho, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) recebeu nos seus laboratórios 15 crianças do Concelho Oeiras que foram cientistas por um dia.

Estes aspirantes a cientistas, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, não tiveram que passar pelos trâmites usuais das candidaturas a bolseiros de investigação para chegarem à ciência. Em vez disso, o ITQB utilizou um original método de recrutamento.

Associando-se à Câmara Municipal de Oeiras, na comemoração do Ano Internacional da Família, o ITQB promoveu um concurso de desenho em que se pedia às crianças que completassem a frase “Se eu fosse um cientista...” e a acompanhassem de um desenho.

Segundo os organizadores desta iniciativa a resposta das crianças excedeu as expectativas, não só pelo número de desenhos recebidos, mas também pelas ideias acerca da Ciência expressas por crianças tão novas. Os melhores desenhos estarão expostos no Jardim Municipal de Oeiras durante as Festas do Concelho entre 5 e 13 de Junho.

Dos mais de 250 trabalhos recebidos pelo ITQB, foram seleccionados os quinze melhores e os seus autores foram convidados a vir passar a tarde a este grande instituto de investigação. Além de poderem ver como se parece um laboratório de verdade, as crianças vão também poder fazer elas próprias algumas experiências como ver as bactérias e leveduras dos alimentos ao microscópio, fazer algumas reacções químicas, separar as cores de corantes de rebuçados e tintas e mesmo extrair DNA de fruta.

Com esta iniciativa, o ITQB e a Câmara Municipal de Oeiras pretendem fomentar, desde cedo, a curiosidade e o gosto pela ciência e, quem sabe, ajudar a encontrar os nossos futuros cientistas.

ver Página do Concurso