You are here: Home / Science & Society / Destaques / ITQB na Noite do Professor 2014

ITQB na Noite do Professor 2014

Pavilhão do Conhecimento dedica noite a educadores e professores

Hoje, 31 de Outubro, a noite do Pavilhão do Conhecimento é dedicada aos professores do ensino básico e secundário. Este evento tem como principal objectivo dar a conhecer aos professores a oferta educativa da Rede Ciência Viva e o importante papel dos investigadores no ensino das ciências. ITQB é uma das instituições de investigação que marcará a sua presença na Noite do Professor.

Desde a sua fundação que o ITQB tem assumido um papel importante junto dos professores, através de visitas de estudo, idas às escolas, organização de debates e conversas e outras actividades, como o Dia Aberto. O elemento central de todas estas actividades é a interacção directa de professores e alunos com quem se dedica à Química e à Biologia para perceber melhor como funciona o mundo, os investigadores do ITQB. Na Noite do Professor, falamos das ofertas do ITQB para a comunidade escolar e espreitamos algumas das áreas de investigação do ITQB, através de actividades simples que podem ser replicadas nas escolas. O tema escolhido pelo ITQB para este ano foi “o mundo vivo que não podemos ver” e, desta vez, as células têm o papel central.

Na Noite do Professor será possível visitar a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento “Loucamente”, dedicada à dedicada ao bem-estar mental e que pretende dissipar preconceitos em torno deste tema e despertar a atenção para a importância da saúde mental na nossa qualidade de vida. Esta foi também a data escolhida para o lançamento do livro “Pseudociência” da autoria de David Marçal, antigo aluno de doutoramento do ITQB. A apresentação do livro estará a cargo de Jorge Buescu.