You are here: Home / Science & Society / Destaques / Um cientista foi à nossa escola

Um cientista foi à nossa escola

Obrigada a todos os que participaram na Semana da C&T

"O entusiasmos dos educandos e a sua participação refletiram a importância destas iniciativas, algo que em palavras é insuficiente"

professor

O ITQB lançou a ideia e as escolas responderam. Aceitámos todos os convites recebidos, acertando os pedidos das escolas com as ofertas dos investigadores. E assim, entre 19 e 23 de Novembro, dezasseis cientistas do ITQB aceitaram o desafio e, com o apoio do gabinete de comunicação, visitaram dez escolas.

"Penso que é uma actividade importante pois dá-nos o treino de explicar o que fazemos fora da nossa quinta"

investigador

Para cerca de 800 alunos, em grupos grandes e perquenos, do 1º ao 12º ano, os investigadores fizeram demonstrações, falaram do seu trabalho e partilharam o entusiasmo de quem faz das perguntas a sua profissão.

"Fiquei a gostar mais de química e a perceber melhor a importância desta ciência"

aluno

A Semana da C&T em imagens

A visita de Carlos Romão à Escola Cardoso Lopes em notícia

"Moinhos ao Vento" página 10 [pdf.]

Foi um momento muito interessante onde os alunos aprenderam fazendo. Espero que continuem! Eu estarei sempre interessada nas vossas ações.

professor

Depois das visitas pedimos aos investigadores e às escolas que nos disessem o que pensavam desta iniciativa. Todos os investigadores ficaram satisfeitos com a sua participação e tencionam participar em iniciativas futuras, já que acreditam que são importantes quer para os alunos quer para os próprios investigadores.

Muito estimulante, para mim e para os alunos.

investigador

Foi um prazer poder ver os alunos atentos e receptivos a um tipo de apresentação sobre Química, a que não estão habituados e a que, se calhar, nunca pensariam aderir.

investigador

De igual modo, todos os professores envolvidos concordam que esta é uma iniciativa que recomendariam aos seus colegas e à qual tencionam dar continuidade na suas aulas.

Foi importante para que os alunos possam projetar-se numa vida de adulto, sabendo a importância do seu próprio investimento no percurso escolar. Constituiu uma mais valia na orientação profissional e serviu para mostrar a dificuldade em conseguir um lugar de destaque numa profissão que não recompensa a nível económico, mas que é muito desafiante.

professor

Pedimos depois aos investigadores que deixassem um conselho para os alunos. Aqui ficam alguns:

"Não tenham medo de fazer perguntas. É para isso que os investigadores vão ter convosco."

"A curiosidade e o querer saber são as melhores armas na ciência e na vida"

"Façam perguntas e procurem as respostas"

"Se realmente gostam de investigação, não desistam, estudem bastante e procurem a área que gostam mais. A ciência nunca vai acabar, e perguntas para responder também não."

E pedimos às escolas que deixassem uma mensagem para os investigadores.

"Parábens pela comunicação e muito obrigada pela sua disponibilidade."

"Adorámos a sua presença e gostaríamos que posteriormente venha visitar-nos.
Um obrigada, com muito carinho, pela atenção e disponibilidade mostrada aos educandos, através da comunicação e do material de laboratório fornecido."

"Envio em nome pessoal, em nome dos alunos e da Escola, um agradecimento muito especial ao ITQB pela iniciativa e às investigadoras em especial pelo profissionalismo, atenção e qualidade das apresentações, assim como a paciência em responder a questões sobre "investigação" que os alunos apresentaram."

"Parabéns! Desenvolveu a atividade de forma lúdica e acessível ao alunos, conseguindo manter a atenção deles e consequentemente o seu bom comportamento."

"Parabéns pela imagem de dinamismo, simplicidade e determinação em não baixar os braços perante as adversidades numa carreira tão desafiadora."

Foi bastante engraçado ouvir o que os alunos pensavam sobre "ser ivestigador"

investigador

Obrigada a todos os investigadores

Ana Oliveira, Protein Modelling Laboratory