You are here: Home / Science & Society / Destaques / [Sociedade] Festa do Ambiente no Parque dos Poetas

[Sociedade] Festa do Ambiente no Parque dos Poetas

ITQB junta-se a CMOeiras para celebrar Dia do Ambiente

A convite da Câmara Municipal de Oeiras, o ITQB junta-se a outras entidades locais e nacionais para celebrar o Dia Mundial do Ambiente. No dia 5 de Junho, a Festa do Ambiente recebe 516 alunos e professores de 19 escolas do concelho, do pré-escolar ao secundário, no Parque dos Poetas, em Oeiras.

O objectivo deste evento, integrado no Programa de Educação Ambiental 2014/15, é promover a educação ambiental e apoiar estilos de vida ambientalmente sustentáveis, através de uma série de actividades lúdico-pedagógicas. Nesta Festa do Ambiente, investigadores do ITQB da área das plantas encorajam os alunos a explorar a biodiversidade de plantas à nossa volta e mostram como extrair DNA, a molécula que determina as características dos seres vivos, usando materiais que podemos encontrar em casa. A actividade do ITQB intitulada “O Fascínio das Plantas” insere-se também nas celebrações do Dia Internacional do Fascínio das Plantas que acontece este ano.

O Fascínio das Plantas

tomato_web.jpg

A partir das plantas existentes no Parque dos Poetas e daquelas que encontramos no supermercado, vamos descobrir a variabilidade das plantas que existe. O que faz com que as plantas sejam diferentes umas das outras? As características de cada planta, tal como de cada ser vivo, são determinadas pela informação contida nas moléculas de ADN – é uma espécie de livro de receitas para fazer um ser vivo.

Diferentes plantas têm moléculas de ADN ligeiramente diferentes mas essas diferenças são suficientes para gerar toda a diversidade que vemos e são consequência da adaptação a diferentes ambientes.

As plantas são formadas por órgãos diferentes: as folhas, o caule, as raízes e as flores. O que é engraçado é que todas as partes das plantas têm moléculas de ADN iguais e mesmo assim conseguem dar origem a coisas diferentes. Isto acontece porque o livro de receitas não é lido da mesma maneira em toda a planta e a folha sabe que tem que ler a receita da folha e a raiz sabe que tem que ler a receita da raiz.

Nesta actividade vamos também aprender a extrair o ADN de uma planta, um passo muito importante em muitos trabalhos de investigação. Na verdade é muito fácil e podemos fazê-lo com materiais que temos em casa.

aprender-ADN_web.jpg

Idade recomendada: a partir dos 8 anos

Horário: 9h00-12h00

Investigadores participantes: Carolina Gomes, Olivia Costa, Sara Costa (Plant Cell Biotechnology Lab), Ana Margarida Rosa (GPlantS Lab), and Ana Chegão (Plant Cell Biology Lab)