You are here: Home / Science & Society / Destaques / Nascimento de investigação em Drosophila origina filme

Nascimento de investigação em Drosophila origina filme

Estreia nacional de "The Fly Room"

Oeiras, 2.06.2016

Estreia nacional dia 14 de Junho, às 19h, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, o filme “The fly room”. Uma história tocante sobre o nascimento da investigação científica em moscas da fruta, contada pela perspectiva de Betsey, a filha do investigador Calvin Bridges, fundador da genética moderna.

A iniciativa do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, contará com a presença do realizador do filme, o norte-americano Alexis Gambis.

O filme dá vida a um dos mais importantes laboratórios do século XX.
A Fly Room original da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, foi recriada em "set" tendo sido depois exposta em itinerâcia pelo país.

Será possível conhecer mais sobre os investigadores em mosca da fruta em actividades experimentais disponíveis antes e depois da exibição do filme. As moscas são organismos muito importantes para perceber processos biológicos e contribuir para a construção do conhecimento científico. As actividades serão concebidas e apresentadas por investigadores do ITQB NOVA e do CEDOC-NOVA MS.

Depois do filme, haverá uma conversa com o realizador e com investigadores portugueses em mosca. Pedro Domingos (ITQB NOVA) e César Mendes (CEDOC-NOVA MS) são investigadores principais nos seus institutos, que se cruzaram com o realizador Alexis Gambis enquanto jovens investigadores na Universidade de Rockefeller. Junta-se Mónica Bettencourt Dias, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Programa:

14 de Junho

18h30   Conheça as moscas
com investigadores do ITQB NOVA e CEDOC-NOVA MS
19h00   "The Fly Room " – um filme de Alexis Gambis
20h30   Conversa com o realizador Alexis Gambis e os  investigadores Pedro Domingos (ITQB NOVA), César Mendes (CEDOC-NOVA MS) e Mónica Bettencourt-Dias (IGC). Moderação: Ana Noronha (Ciência Viva)

A entrada é livre, mediante inscrição no site: http://goo.gl/RnBncn

Sobre o filme:

www.theflyroom.com

Aos 10 anos, Betsey personifica a curiosidade que a ciência desperta em todos nós, e permite andar livremente entre o espaço científico pragmático e real e um espaço mágico onde as moscas e os humanos se misturam. Com a indomitável vontade de perceber os enigmas do laboratório de investigação, Betsey faz perguntas que clarificam conceitos cientificos complexos. Na linha da frente do filme está a narrativa dramática de uma menina a tentar perceber o seu pai através da sua investigação, o que também nos leva a perceber a importância de organismos modelo, como a mosca da fruta, na compreensão das leis universais da ciência e de que forma isso ressoa na nossa identidade e no que realmente somos.

O filme conta com pequenas participações não apenas da própria Betsey Bridges, como ela mesma, e com prestigiados investigadores:  Stuart Firestein, Universidade de Columbia, como Thomas H. Morgan; Leslie Vosshall, Universidade de Rockefeller, como Edith Wallace; Joseph LeDoux, Universidade de New York, como Theodore Dreiser; Ali Brivanlou, Universidade de Rockefeller, como Edmund Wilson.

Organização:

• ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa
  • Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Com a colaboração:

• CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas, NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas, Universidade NOVA de Lisboa
  • IGC – Instituto Gulbenkian de Ciência