You are here: Home / Events / FIC.A - Festival Internacional de Ciência

When 10 Oct, 2022 09:00 AM to
16 Oct, 2022 09:00 PM
Where HUB-ACT
Add event to your calendar iCal

(English version below)

Nos próximos dias 10 a 16 de outubro, o ITQB NOVA, em parceria com o iBET, irá participar na segunda edição do FIC.A – Festival Internacional de Ciência, que terá lugar no HUB-ACT, em Porto Salvo.

Ao longo de sete dias, investigadores do ITQB NOVA e iBET irão dinamizar dezenas de atividades, para todos os públicos, de miúdos a graúdos. Vai ser possível explorar o mundo invisível do nosso corpo, viajar até ao centro das proteínas, fazer experiências com materiais do dia-a-dia ou mesmo provar diferentes cervejas artesanais. Além das atividades para escolas, o ITQB NOVA e o iBET estarão presentes numa stand institucional, um espaço imersivo, interativo e com muitas surpresas ao longo dos dias pretende mostrar como a "Ciência nos move para o futuro". No fim de semana estão previstas diversas atividades, entre as quais "Ciência Espetacular" com o investigador Carlos Romão.

O FIC.A irá oferecer um programa com diversas atividades, desde debates, workshops, exposições, atividades hands-on e muito mais. O Festival pretende ser um evento de referência na promoção da ciência, tecnologia, cultura e arte e é organizado pela Senciência, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia. Saiba mais aqui e consulte o programa em baixo.

FIC.A - International Science Festival

On the next 10th to 16th October, ITQB NOVA, in partnership with iBET, will participate in the second edition of FIC.A - International Science Festival, which will take place in HUB-ACT, Porto Salvo.

Over seven days, researchers from ITQB NOVA and iBET will dynamize dozens of activities, for all publics, from kids to adults. It will be possible to explore the invisible world of our body, travel to the core of proteins, do experiments with everyday materials or even taste different craft beers. Besides the school activities, ITQB NOVA and iBET will be present in an institutional stand - an immersive and interactive space, with many surprises along the week to show how "Science moves us forward". In the weekend will take place different activities, among them the science show "Ciência Espetacular" with researcher Carlos Romão.

FIC.A will offer a programme with different activities, from debates, workshops, exhibitions to hands-on activities and much more. The Festival aims to be a reference event promoting science, technology, culture and art, and is organised by Senciência, in partnership with Oeiras Municipality, within the Oeiras Science and Technology Strategy. Learn more here and see the programme below.

Conheça o programa do ITQB NOVA e iBET:

Know the ITQB NOVA and iBET programme:

10h10: Conta-me Ciência | Ciência a brincar - jogos e desafios

16h10: Conversas de Bancada | A ciência move-nos para o futuro

17h00: A ciência move-nos para o futuro

17h50: A ciência move-nos para o futuro

19h30: Gole a gole enche a ciência a cerveja (público adulto)

21h: Conversas com Vinhos | Como podem as comunidades locais participar na ciência (Programa Ciência + Cidadã)

10h - 21h: A ciência move-nos para o futuro

10h: Clubes de Ciência & Bairro dos Navegadores

15h30: Dispar Teatro - Promover a Cidadania ativa na ciência (Programa Ciência + Cidadã)

16h: Ciência Espetacular