Pré-eventos NEI 2025

Até à Noite Europeia dos Investigadores (NEI), celebrada na última sexta-feira de setembro, espalhamos a ciência por todo o lado e procuramos contaminar todos com o entusiasmo da descoberta.
ITQB NOVA no Oeiras Valley Science Festival 2025
De 21 a 25 de maio, o ITQB NOVA marcou presença no Oeiras Valley Science Festival, no Taguspark, em Porto Salvo. Durante cinco dias, milhares de visitantes tiveram a oportunidade de explorar a ciência através de atividades dinamizadas pelo Instituto que mostraram como a investigação científica contribui para a saúde, a sustentabilidade e o nosso dia a dia.
Mais de 700 alunos e professores de escolas de Oeiras, do pré-escolar ao ensino secundário, passaram pelo espaço do ITQB NOVA onde, entre experiências com slime, explosões de cor, cromatografias em papel, jogos de tabuleiro e outras atividades pensadas para despertar a curiosidade pela ciência, puderam “pôr as mãos na massa”.
Dia Aberto 2025
No dia 15 de março, o ITQB NOVA abriu as portas a todos os curiosos, com o mote “Missão Ciência: Perguntar é o primeiro passo”. Fazer ciência é fazer perguntas sobre o mundo: testar hipóteses, descobrir respostas e levantar novas questões. Mas quais são as perguntas às quais os cientistas do ITQB NOVA procuram responder?
Os visitantes deram resposta a esta questão através das visitas a laboratórios, conversas com cientistas, experiências práticas e até um escape room científico. O programa incluiu ainda uma Feira de Ciências, desafios interativos para todas as idades e atividades divertidas para os mais pequenos.
Dia Internacional do Microrganismo 2025
No dia 17 de setembro, a Praia de Santo Amaro de Oeiras é o palco de um evento dedicado à descoberta dos microrganismos. Organizado pelo ITQB NOVA, em conjunto com o Município de Oeiras, o Dia Internacional do Microrganismo conta com várias atividades interativas e educativas para todas as idades. Todos estão convidados a participar e a descobrir mais sobre o mundo invisível dos microrganismos!
Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.


