Programa NEI Oeiras 2025
Das 16h às 22h, no dia 26 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores regressa a Oeiras e transforma a Marina num verdadeiro ponto de encontro entre a ciência e a comunidade.
Explore as atividades que as mais de 35 instituições prepararam para si, descubra o melhor da investigação em Portugal, converse com cientistas e desfrute de uma animada programação de palco com magia, música e desafios científicos.
Todos são bem-vindos a participar nesta celebração da ciência, organizada pelo ITQB NOVA com o apoio do Município de Oeiras.
PROGRAMA (em atualização)
PALCO NEI
18:00 | Espetáculo Ciência e Magia
Descubra como a ciência e a magia se cruzam para atingir o impossível nesta demonstração do Clube de Ciência Viva na Escola de Paço de Arcos. Prepare-se para ser surpreendido!
18:30 | Abertura Oficial
Abertura oficial do evento com a Direção do ITQB NOVA, representante da Câmara Municipal de Oeiras e representante da Comissão Europeia.
18h45 | Inauguração da Exposição "Envelhecimento e Longevidade: O que já sabemos?"
Conheça a nova exposição que explora factos e números sobre o envelhecimento e a longevidade. Desenvolvida pelo Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM) em parceria com a Pordata e financiada pela União Europeia.
19:00 | Desafios Científicos
Pense como um cientista e enfrente três desafios intrigantes. O tempo é limitado, prepare-se para agir rápido e com precisão!
21:00 | Momento Musical com a ITQBand
Descubra o ritmo da ciência. Conheça outras facetas dos investigadores e trabalhadores do ITQB NOVA com este descontraído momento musical com a banda do Instituto.
22h00 | Sessão de Encerramento
ATIVIDADES
16:00 - 22:00 | Bancas de ciência
Experiências e demonstrações científicas para todos. Venha conhecer a ciência que se faz no Município e arredores. Veja aqui as entidades participantes.
16:00 - 22:00 | European Corner
Conheça a ciência sem fronteiras em Oeiras, num espaço onde estudantes e investigadores de vários países mostram, através de atividades e demonstrações, a diversidade da ciência.
16:00 - 22:00 | Escape Room - Estamos preparados para a próxima pandemia?
Um novo vírus está a espalhar-se e só a sua equipa pode travá-lo. Consegue desenvolver uma cura antes que seja tarde demais? Participe neste escape room desenvolvida por investigadores do projeto europeu EvaMobs, liderado pelo ITQB NOVA.
Para participantes a partir dos 12 anos de idade.
16:00 - 22:00 | Exposição "Envelhecimento e Longevidade: O que já sabemos?"
Explore factos e números sobre o envelhecimento e a longevidade nesta exposição desenvolvida pelo Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM) em parceria com a Pordata e financiada pela União Europeia.
16:00 - 18:00 e 19:30 - 20:30 | Cantinho dos jogos tradicionais
Descubra a ciência por trás dos jogos tradicionais e venha divertir-se!
18:00 - 19:30 e 20:30 - 22:00 | (Ciência + Animais) x Speed Dating = Isto promete! | Espaço de Conversa
Conversas com investigadores e técnicos de animais da Fundação Champalimaud e do Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM). Uma oportunidade única para tirar dúvidas sobre o uso de animais na ciência.
19:00 | Pint of Science | Catalazete Cervejaria Bar
Um bar, um copo de cerveja na mão e uma conversa sobre ciência! A cientista Nina Vieira vai falar-nos sobre o "ANIMALx – Animais de Lisboa", um projeto que procura identificar, catalogar e mapear a presença dos animais não-humanos na história de Lisboa, revelando vestígios, espaços e representações que contam histórias esquecidas da cidade.
20:30 - 21:30 | Gastronomia Molecular
Combine ciência e arte para transformar ingredientes e técnicas tradicionais em experiências sensoriais inovadoras com esta atividade de Gastronomia Molecular dinamizada pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.