Personal tools
You are here: Home / Labs / Molecular Nutrition and Health / Projects / CardioBDP

CardioBDP

CardioBDP: Mecanismos de Cardioprotecção por Polifenóis de Pequenos Frutos (FCT-ANR/BEX-BCM/0001/2013)

01.02.2014 to 31.01.2017

As doenças cardiovasculares (DCV) constituem um grupo de doenças que afectam o coração e os vasos sanguíneos. Foi estabelecido que as DCV constituem um importante problema de saúde, uma vez que, globalmente cerca de 30 % das mortes estão relacionados com DCV e a sua incidência aumenta dramaticamente com o envelhecimento da população. Além disso, a dieta, um dos factores de risco mais importantes de estilo de vida, podem fortemente influenciar a progressão das DCV e pode constituir uma profilaxia promissora. Recentemente, uma ligação entre a dieta, o metabolismo, a mitocôndria e as DCV tem sido evidenciada. Esta ligação pode envolver um “crosstalk” entre as funções da mitocôndria (por exemplo, biogénese bioenergética, a transição de permeabilidade), autofagia e morte celular e iria ser regulada ao nível celular por várias classes de sensores, tais como proteínas, bem como segundos mensageiros, tais como o óxido nítrico (ON) ou de nucleótidos cíclicos. 

Assim, a mitocôndria surge com um papel essencial na promoção da citoprotecção induzida pela dieta, embora sejam necessárias mais investigações para entender como estes organelos controlam o metabolismo celular, o estado redução/oxidação e a morte celular no coração. 

Parceiros académicos Franceses e Portugueses irão conjugar a sua experiência multidisciplinar nas áreas de nutrição, biologia celular, bioquímica e fisiopatologia cardíaca para identificar novos agentes cardioprotetores provenientes de preparações originais de amoras, ou seja, polifenóis derivados de amoras (PDA). Os mecanismos celulares e subcelulares de protecção dos PDA serão caracterizados in vitro utilizando culturas primárias de células, linhas celulares e mitocôndrias isoladas, e in vivo utilizando modelos pré-clínicos de DCV.

Esta proposta vai abordar três grandes áreas de investigação descritas nos seguintes objetivos (1) o estudo dos efeitos citoprotectores do PDA na preservação das funções mitocondriais, estimulando a autofagia e inibindo a morte celular em cardiomiócitos primários e linhas celulares, (2) o papel da fosforilação e nucleotídeos cíclicos sobre a regulamentação das funções mitocondriais pelos PDA, e (3) a avaliação do potencial cardioprotector dos PDA em dois modelos de roedores validados para a hipertensão e para a cardiotoxicidade induzida por catecolaminas. 

Esta proposta irá oferecer conhecimento científico facilmente transferível para Humanos sobre a bioeficácia de polifenóis derivados de amoras na protecção cardiovascular e, adicionalmente irá promover o uso de frutas frescas como um produto nutracêutico valioso, com efeitos benéficos para a saúde do consumidor. Finalmente, além de contribuir para a excelência científica e um progresso significativo para o estado da arte da citoprotecção, prevemos a possibilidade de patentear preparações inovadoras e seu uso potencial na protecção cardiovascular, nomeadamente no actual contexto de envelhecimento da população Europeia. 

Financiamento: 180 000€ 

 

INSTITUIÇÃO PROPONENTE:

  • Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET)

 

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: 

  • INSERM U769 Faculdade de Chatenay-Malabry (INSERM U769) Paris, France
  • Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-UNL)

 

COLABORAÇÕES: Dr. Derek Stewart, do James Hutton Institute (JHI

 

Document Actions