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EUBerry

EUBerry-Melhoria da produção/qualidade/valor nutricional de pequenos frutos

SUMÁRIO

O principal objectivo do projecto EUBerry é o de proporcionar conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento de pequenos frutos frescos de alta qualidade, tornando-os apelativos ao consumidor pela sua elevada qualidade nutricional para a saúde humana e custo competitivo. Outro dos objectivos é o de desenvolver e validar um conjunto de ferramentas que permitam melhorar a competitividade Europeia na produção dos pequenos frutos e posterior acessibilidade ao consumidor. A plataforma EUBerry será desenvolvida e validada com espécies vegetais modelo tais como o morango, a framboesa e o mirtilo. Além disso, pontos críticos relacionados com a melhoria da qualidade e redução dos custos de produção serão também considerados para as groselhas e as amoras. Neste projecto ir-se-á aplicar os mais recentes avanços técnicos para:

a) a identificação do germoplasma dos principais géneros de pequenos frutos apropriados para uma produção sustentável, em toda a UE, no que diz respeito à qualidade, adaptação ambiental e expansão no uso de estratégias modernas de melhoramento para, que no futuro se possa acelerar o lançamento de novas cultivares de pequenos frutos;

b) assegurar a expansão dos sistemas de produção de alta qualidade e aumentar a disponibilidade de frutos frescos com elevada qualidade para o consumidor, concentrando-se sobre técnicas modernas de cultivo para a extensão da época dos frutos, adaptadas aos diferentes sistemas e condições de cultivo das diferentes regiões europeias bem como às alterações climáticas e impacto sobre o meio ambiente;

c) desenvolver e aplicar métodos validados para controlar e manter a qualidade nutricional dos frutos fescos, melhorando o seu tempo de vida na prateleira, aumentando a sua disponibilidade para os consumidores;

d) desenvolver estudos económicos para verificar o impacto que as novas tecnologias têm ao aumentar a viabilidade económica da produção dos pequenos frutos tanto para o produtor como para o consumidor;

e) difundir e comunicar os resultados obtidos à comunidade científica e académica, aos serviços técnicos, aos produtores, às organizações de mercados, aos consumidores, às indústrias alimentares, às autoridades de saúde e também às autoridades reguladoras e legislativas.

 FINANCIAMENTO: €2.999.999,00

 

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