You are here: Home / News / António Xavier: twenty years of legacy

António Xavier: twenty years of legacy

ITQB Director reflects on the future of ITQB

Oeiras, 02.08.2013

Read here a transcript of the opinion piece by ITQB Director, Cláudio Soares, published today in the daily newspaper Público. The article reflects on the responsability to continue the legacy of ITQB founder, António Xavier, to build the future and inspire new generations of scientists.

Vinte anos do legado de António Xavier

Como cientistas, o nosso ofício é a criação do futuro. É ir além dos que nos antecederam em busca do desconhecido. É desta forma, num caminho muitas vezes pouco conhecido, que os cientistas, de uma maneira colectiva e generosa, contribuem para o progresso científico e das sociedades. Alguns, poucos, distinguem-se por terem um impacto directo e identificável na criação do futuro. António Xavier (1943-2006) foi uma dessas pessoas. Longe das luzes da ribalta, sonhou uma nova forma de fazer investigação na Universidade Portuguesa e de formar investigadores segundo os mais altos padrões de exigência e internacionalização. Este sonho materializou-se na fundação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, em Oeiras, em 1986, mas viria a ser plenamente cumprido com a integração do ITQB na Universidade NOVA de Lisboa, em 1993. Celebrar os 20 anos do ITQB na Universidade NOVA é também reflectir no legado do Homem que tornou possível o sucesso continuado de várias gerações de cientistas.

Com o impulso de António Xavier, o ITQB tornou-se uma instituição científica e de formação avançada de referência a nível nacional e internacional. Nos últimos 20 anos, tivemos perto de 500 projectos de investigação, quase 3.000 artigos publicados, mais de 60.000 citações de outros cientistas que reconhecem o nosso trabalho, e formámos quase 300 doutorados, que hoje contribuem para o progresso científico, tecnológico e económico. Mas o legado de António Xavier não está nos números. O legado de António Xavier está nas pessoas, que aqui estão e que por aqui passaram. Porque são as pessoas - investigadores, professores, pós-docs, alunos e pessoal de apoio - que, dia-a-dia, fazem do ITQB um sítio tão especial para fazer ciência. Um sítio, onde diferentes áreas científicas se combinam para compreender melhor como funciona a Vida. E um sítio que aposta sobretudo na formação de investigadores com a escola do ITQB (com a escola de António Xavier) para que, num movimento multiplicador, participem na criação de outros futuros.

Pensar os 20 anos do ITQB na Universidade NOVA é pensar acima de tudo na responsabilidade que representa continuar este legado de construção de futuro. É evidente que, ao contrário do que sucedia no passado, muitos dos investigadores formados terão carreiras fora da universidade. No ITQB acreditamos que, para além da formação científica, a exigência de uma formação séria em ciência e tecnologia obriga ao desenvolvimento de outras competências imprescindíveis para o mercado de trabalho. Competências – e pessoas - que não podem ser desperdiçadas, se queremos verdadeiramente uma sociedade moderna e inovadora.

A visão de António Xavier para o ITQB não foi cristalizar a excelência, mas fazer um instituto vivo, orgânico, mutável, em constante evolução e voltado para o futuro. Porque só planeando o futuro e estando atentos aos sinais dos tempos podemos pensar na formação de novos investigadores. De uma maneira tranquila mas firme, o ITQB continua a construir o seu futuro. Apostando, como sempre, na ciência de excelência mas concentrando-se nas respostas aos desafios da sociedade, em particular na compreensão das bases moleculares da saúde e da doença e no conhecimento dos recursos biológicos para um desenvolvimento sustentável. Agora, como antes, é preciso acreditar no futuro. Afinal, a criação do futuro é o nosso ofício.

Num mundo em constante mudança é importante assinalarmos as celebrações com marcos que nos ajudem a recordar aquilo que é verdadeiramente importante. Para o ITQB, o importante é saber manter vivo o sonho de António Xavier. Para assinalar os 20 anos do ITQB na Universidade NOVA e por iniciativa de uma série de personalidades ligados à vida do instituto, o ITQB passa, a partir de agora, a ser justamente reconhecido com a designação de ITQB-António Xavier. Para que as novas gerações não se esqueçam da importância de acreditar e de lutar pelos seus sonhos.

In Público 02.08.2013