Personal tools
You are here: Home / News / Cientistas em Oeiras: O que imagina quando pensa em cientistas?

Cientistas em Oeiras: O que imagina quando pensa em cientistas?

Filed under:
A partir de 30 de julho conheça a campanha ‘Cientistas em Oeiras – Pessoas reais, ciência real’: uma campanha do Município de Oeiras com o apoio do ITQB NOVA, em que damos a conhecer cientistas do concelho que desafiam as imagens comuns que lhes associamos.

Oeiras, 30 de julho 2025

Quando pensa em cientistas, que imagem lhe ocorre? É possível que esta imagem siga um estereótipo comum: que os cientistas são homens brancos, mais velhos, de bata branca, tímidos, e que trabalham sozinhos nos seus laboratórios. Mas, na realidade, a ciência é diversa, e as pessoas que a fazem também.

Para desafiar estes estereótipos, o Município de Oeiras lança a campanha ‘Cientistas em Oeiras’, com o apoio do ITQB NOVA. Seis cientistas, de instituições científicas do concelho, dão a conhecer os seus hobbies a par do seu trabalho de investigação, fazendo jus ao mote ‘Pessoas reais, ciência real’.

Do folclore ao tango, do vólei ao jiu-jitsu: são alguns exemplos dos interesses dos protagonistas desta campanha, que começou a ser preparada em novembro de 2023, e que nasceu no âmbito do Mestrado em Comunicação de Ciência, que resulta da parceria entre o ITQB NOVA e a NOVA FCSH.

José Brito, investigador do ITQB NOVA, e fundador do Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega, é o primeiro a partilhar a sua história. Semanalmente serão divulgadas entrevistas com outros cientistas nas redes sociais do Município de Oeiras e do ITQB NOVA, numa campanha que mostra os cientistas como pessoas reais, quebrando estereótipos.

A campanha conta com cientistas de seis instituições científicas em Oeiras – o ITQB NOVA, a Atlântica Instituto Universitário, o Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM-Oeiras), o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Superior Técnico – Pólo de Oeiras (IST).

Document Actions