You are here: Home / News / Dia Aberto do ITQB NOVA - De volta ao Futuro!

Dia Aberto do ITQB NOVA - De volta ao Futuro!

Filed under:
Vestir a bata e realizar uma experiência, Ciência Espetacular, visitas a laboratórios e equipamentos científicos e muito mais é o que espera os visitantes no regresso aos Dias Abertos presenciais no ITQB NOVA. Venha conhecer o nosso instituto e descobrir como estamos a construir um futuro com saúde e sustentabilidade!

Oeiras, 27 April  2023

Ao fim de quatro anos sem um Dia Aberto presencial, no sábado, dia 13 de maio, o ITQB NOVA abre suas portas para um dia cheio de atividades para todas as idades. Ao fim de uma pandemia e no ano em que a Universidade NOVA de Lisboa comemora os seus 50 anos, os nossos investigadores convidam-no a “regressar ao futuro” e descobrir o que a ciência está a fazer pela saúde e sustentabilidade do planeta. A entrada é livre, e há atividades para todas as idades!

As portas estarão abertas das 10h às 17h, com visitas a laboratórios, equipamentos científicos e estufas. Pela primeira vez, será possível estar num laboratório, vestir a bata e realizar experiências científicas. Será também a primeira vez que poderão visitar os microscópios “rolls royce” do instituto, os equipamentos futuristas para estudar as plantas, descobrir o novo projeto de ciência cidadã Oeiras Experimenta, conhecer os nossos Clubes de Ciência, fazer jogos de biologia computacional e muito mais!

Alguns laboratórios terão visitas agendadas, e outros irão mostrar a sua investigação numa “Feira de Ciências” com temas vindos diretamente do futuro. Para os mais pequenos, haverá salas dedicadas onde poderão vestir “a pele” de investigador, a já famosa sessão de Ciência Espetacular do investigador Carlos Romão, gelados com azoto líquido, bolachas científicas e um passaporte para completar com tintas feitas a base de plantas. Para fechar o dia, os visitantes serão convidados a descobrir a música da ciência, com um concerto exclusivo da Banda 4 Ensaios. Por essa altura, já terão descoberto como a ciência nos pode levar para um futuro saudável e sustentável num mundo mais feliz!

O Dia Aberto do ITQB NOVA é organizado a cada dois anos pelos investigadores do instituto, com o objetivo de mostrar a ciência que aqui se faz. É uma oportunidade única de descobrir a instituição por dentro, conversar com nossos cientistas, saber mais sobre uma carreira científica e conhecer a ciência das nossas vidas. O bar estará aberto durante todo o dia com refeições ligeiras, pelo que não vai precisar perder nem um minuto da nossa programação.

Aceite o nosso desafio e venha connosco descobrir o futuro! Das 10h às 17h no ITQB NOVA, na Estação Agronómica de Oeiras.

Veja o programa completo em diaaberto.itqb.unl.pt