You are here: Home / News / Semana da Ciência e Tecnologia 2019 | 24 a 30 de novembro

Semana da Ciência e Tecnologia 2019 | 24 a 30 de novembro

Investigadores do ITQB NOVA estão disponíveis para irem às escolas na Semana da Ciência e Tecnologia. Além desta atividade, o ITQB NOVA participa em diversas iniciativas das escolas ao abrigo do programa Oeiras Educa, do Município de Oeiras.

De 24 a 30 de novembro, Portugal celebra a Semana da Ciência e Tecnologia e os investigadores do ITQB NOVA não podiam deixar de participar! Os nossos investigadores estão disponíveis para ir às escolas realizar experiências e demonstrações, dar palestras e levar aos alunos um pouco da ciência feita no instituto. Se é professor e gostava de receber uma das nossas atividades, veja em baixo como marcar uma sessão.

Além desta atividade, o ITQB NOVA participa em diversas iniciativas das escolas ao abrigo do programa Oeiras Educa, do Município de Oeiras. De 18 a 29 de novembro, a exposição itinerante "PlantLab Sketching" estará patente na Escola Básica Joaquim de Barros. Esta exposição mostra impressões de desenhos produzidos por urban sketchers (desenhadores de rua) no âmbito do projecto “Rabiscos no ITQB”. Os autores desenharam ao vivo durante visitas guiadas a laboratórios de Biotecnologia de Plantas e noutras actividades do Dia Aberto 2017. No dia 25 de novembro, a investigadora Ana Fortunato irá apresentar a exposição e guiar os alunos do 5º e 6º ano pelo admirável mundo das plantas, dando a conhecer um pouco do que se faz no laboratório. A exposição é coorganizada com o Centro de Informação de Biotecnologia (CiB) e tem o apoio do grupo FotoSketchers 2 Linhas (FS 2´´).

No dia 26 de novembro, os investigadores Sara Silva e Bruno Salgueiro irão à Escola Básica do Alto de Álges, no âmbito da atividade "cientista do ITQB NOVA vai à escola" do programa Oeiras Educa. Ainda no contexto das atividades promovidas em parceria com o Município de Oeiras, o ITQB NOVA estará no dia 28 de novembro com o Clube de Ciência Viva (CCV) da Escola Luís Freitas Branco nos laboratórios abertos. Os alunos do Clube, que estiveram lado a lado com os investigadores do ITQB NOVA no Dia Aberto 2019, irão reproduzir algumas das atividades que aprenderam aqui e explicá-las aos alunos do 6º ano do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. Esta iniciativa vem reforçar a parceria entre o instituto e o Clube de Ciência Viva da Escola.

Se é professor e gostava de ter um cientista do ITQB NOVA na sua escola na Semana da Ciência e Tecnologia, basta verificar a disponiblidade dos nossos investigadores e enviar um convite por email para: sci@itqb.unl.pt indicando:

• Nome do Professor
  • Nome da Escola
  • Contacto telefonico
  • Investigador convidado

Por ordem de chegada de emails, iremos enviar os contactos diretos dos nossos cientistas para que vos possam fazer uma visita. Pedimos que tenham atenção às datas correspondentes e às disponibilidades dos investigadores.

Inscrições encerradas

Pedro Matos Pereira
25 Nov (todo o dia)

E.Básica 1ºCiclo Massamá