ITQB NOVA marca presença em Osaka
Oeiras, 25 de julho de 2025
Mais de 11 mil quilómetros separam Oeiras de Osaka. Mas a distância não impede que, entre 26 e 28 de julho, o ITQB NOVA marque presença na Expo Osaka 2025, apresentando exemplos do seu trabalho de investigação e com a comunidade.
Quem visitar o Pavilhão de Portugal na Expo Osaka estes dias vai encontrar um cenário futurista: uma sala repleta de ecrãs, em que cada um mostra a cada momento exemplos de projetos das nove unidades orgânicas da NOVA, além de uma programação de palco.
Também quem está distante pode ver os vídeos que preparámos especialmente para esta ocasião, aqui.
Conheça mais sobre o projeto EvaMobs, que tem por objetivo preparar-nos melhor para os desafios virais do futuro, integrando inteligência artificial e modelação estrutural computacional. Também o Bacterial Imaging Cluster (BIC), uma plataforma de bioimagem sediada no Instituto dedicada a apoiar a comunidade científica através de equipamentos avançados de microscopia, está representado na Expo Osaka.
Conheça também o trabalho que o ITQB NOVA faz com a comunidade, através do qual já chegámos a mais de 9 mil estudantes no nosso trabalho com as escolas, e a mais de 18 mil pessoas através dos nossos eventos e projetos com a comunidade, para o qual o apoio do Município de Oeiras é fundamental.
E ainda, a investigação inovadora do ITQB NOVA focada na adaptação do arroz Carolino a condições de seca. Sabia que o arroz Carolino, um dos mais característicos da culinária portuguesa, é produzido a partir de variedades pertencentes à subespécie japónica, amplamente cultivada no Leste Asiático, especialmente no Japão?
Além disso, o ITQB NOVA está representado na iniciativa ‘Campeões da NOVA’, que homenageia investigadores, docentes e alunos que conquistaram reconhecimento além-fronteiras, contribuindo de forma única para o avanço do conhecimento e da sociedade.
Entre os 36 homenageados, seis são investigadores do ITQB NOVA. Pela ordem em que aparecem no vídeo abaixo (a partir dos 2min18seg): Cláudio Soares, Inês Cardoso Pereira, Mariana Pinho, Paula Alves, Margarida Oliveira e Cecília Arraiano.
A Expo 2025 realiza-se em Osaka, Japão, entre 13 de abril e 13 de outubro, na ilha artificial de Yumeshima, na Baía de Osaka. Tem como tema principal “Projetar a Sociedade Futura para as Nossas Vidas”, desenvolvendo-se em torno de três subtemas fundamentais: “Salvar Vidas”, “Capacitar Vidas” e “Conectar Vidas”. Mais de 150 países estão representados, e espera-se que atraia cerca de 28 milhões de visitantes ao longo dos 184 dias de exposição.