Noite Europeia dos Investigadores regressa à Marina de Oeiras
Oeiras, 15 de setembro de 2025
Depois do sucesso da última edição que, em 2024, reuniu mais de 1500 visitantes, Oeiras volta a ser palco desta iniciativa europeia que acontece, anualmente e simultaneamente, em 460 cidades de 25 países europeus na última sexta-feira de setembro.
O programa prevê atividades para todas as idades, incluindo bancas de ciência, demonstrações práticas, jogos interativos, conversas informais com os investigadores e animação de palco com espetáculos de ciência e de magia, bem como de música ao vivo com as batucadeiras “Voz di Cultura” do Bairro dos Navegadores e a banda do ITQB NOVA – ITQBand. Quem preferir caminhar vai poder ainda descobrir uma exposição com factos e números sobre o envelhecimento e a longevidade.
A iniciativa é promovida pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), em parceria com o Município de Oeiras, e tem como objetivo aproximar a comunidade científica da população, dando a conhecer as investigações mais recentes e com maior impacto no quotidiano de mais de 35 instituições científicas e clubes de ciência nacionais, bem como aumentar o interesse dos jovens pela ciência e por carreiras relacionadas com a investigação científica.
“A Noite Europeia dos Investigadores é o culminar de meses de atividades que envolveram investigadores, escolas e comunidades locais. Com o evento na marina de Oeiras, a 26 de setembro, juntamo-nos a dezenas de outros espaços em Portugal e na Europa, que se transformam em palcos de descoberta e diálogo, convidando pessoas de todas as idades a celebrar a curiosidade e o conhecimento”, diz Ana Sanchez, Vice-Diretora do ITQB NOVA e coordenadora do projeto EU-EMBRACES, no âmbito do qual se organiza este evento.
Para o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, a Noite Europeia dos Investigadores insere-se na estratégia de Oeiras para a ciência e na sua aposta de excelência no desenvolvimento do conhecimento científico ao serviço das empresas e da população. “Reunimos um conjunto de condições ímpares a nível nacional e internacional que posicionam o território como um ecossistema de referência no âmbito da atração de empresas e promoção da ciência. Somos ainda a sede de um alargado número de laboratórios de ciência de referência internacional e de universidades. Esta iniciativa permite dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos investigadores, aproximando a comunidade e, nomeadamente os jovens, do melhor que se faz em ciência no concelho”, afirma Isaltino Morais.
A Noite Europeia dos Investigadores privilegia uma política de inclusão e pretende dar voz a audiências menos representadas, valorizando o papel das escolas e da sociedade civil na promoção da investigação científica. Para garantir a acessibilidade de todos à experiência, a iniciativa disponibiliza um intérprete de língua gestual portuguesa em palco e nas visitas guiadas.
“Investigadores de todas as áreas científicas estarão presentes com os seus projetos, recordando-nos que a investigação é um processo vivo, feito por pessoas para pessoas, e que ganha sentido quando partilhado com todos”, acrescenta Ana Sanchez.
Sobre a Noite Europeia dos Investigadores:
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa das Ações Marie Skłodowska-Curie, financiada pela Comissão Europeia e que decorre, desde 2005, por toda a Europa na última sexta-feira de setembro. Em Portugal, o ITQB NOVA coordena o projeto EU-EMBRACES - “Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools”, em parceria com o i3S e a Agência Ciência Viva, através do qual leva a iniciativa a nove cidades portuguesas. A edição em Oeiras conta com a colaboração do Município de Oeiras e com o apoio da Oeiras Viva e da Estação Náutica de Oeiras.