You are here: Home / Science & Society / Destaques / Uma noite para celebrar Ciência em todo o país

Uma noite para celebrar Ciência em todo o país

30 de Setembro saia de casa e conheça um cientista

Oeiras, 12.09.2016

(English version)

A 30 de setembro, a Ciência volta sair à rua numa comemoração que aproxima o público dos cientistas. A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) chegará a 18 localidades, onde os curiosos terão à sua espera várias iniciativas para pôr as mãos na massa, conversar com investigadores e descobrir os desafios que o futuro nos reserva. Das 18h às 0h, em Alcanena, Aveiro, Bragança, Coimbra, Constância, Estremoz, Faro, Guimarães, Lagos, Lisboa, Lousal, Porto, Porto Moniz, Proença-a-Nova, Sintra, São Miguel, Tavira e Vila do Conde, escolha a que estiver mais próxima de si e aproveite a oportunidade para pensar, ver, experimentar, conversar, conhecer cientistas e o seu trabalho.

Neste evento o futuro estará em destaque, mas haverá temas para todos os gostos: desde áreas mais ligadas à saúde, como o envelhecimento saudável e o melhoramento cognitivo, até ao impacto da ação humana no planeta, tais como as alterações climáticas e a exploração dos oceanos, entre muitos outros, qualquer um encontrará uma atividade do seu interesse.

Já decorreram ao longo de agosto uma série de atividade ligadas à Noite Europeia dos Investigadores, o que se prolongará durante setembro. O programa definitivo e todas as novidades serão divulgadas ao longo deste mês no site e na página oficial do Facebook da Noite Europeia dos Investigadores.

O ITQB NOVA estará presente no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com muitas actividades e 14 investigadores a descobrir. Venha conhecer-nos.

Sobre o consórcio:

O consórcio FORESIGHT irá organizar as Noites Europeias do Investigador 2016 e 2017, e uma série de actividades de continuidade durante todo o ano.

Coordenado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, tem como parceiros o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA, em Oeiras, o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto, e a Universidade de Coimbra.

O Grupo de Comunicação do ITQB NOVA vai fazer a medição do impacto das actividadades nos visitantes, nas instituições e nos cientistas participantes desde agosto 2016 até setembro 2017.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa da Comissão Europeia, financiada através do programa Marie Skłodowska-Curie Action.

Nas redes sociais ITQB NOVA

Facebook, Twitter e Linkedin

Nas notícias

Maratona de Ciência Viva em Estremoz, Jornal da Universidade de Évora, 28.09.2016