Personal tools
You are here: Home / Science & Society / Destaques / Noite dos Investigadores: um dia em cheio

Noite dos Investigadores: um dia em cheio

Mais de 2500 pessoas presentes em Lisboa
Noite dos Investigadores: um dia em cheio

Anfiteatro ao ar livre nos Jardins da Gulbenkian

Oeiras, 28.09.09

Na passada sexta-feira, dia 25 de Setembro, celebrou-se mais uma vez a Noite Europeia dos Investigadores um pouco por toda a Europa. Em Lisboa, cientistas de todas as áreas encheram de Ciência e boa disposição os Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. Através de experiências, demonstrações, conversas e tertúlias e ainda usando o teatro como meio de comunicação, o desafio era transmitir ao público o que é afinal isto de ser cientista. E foi um Jardim cheio de gente e uma anfiteatro a abarrotar que tiveram a oportunidade de o descobrir.

Além de ter participado na organização desta Noite, o ITQB esteve presente com o seu próprio espaço, falando das suas áreas de investigação e com actividades preparadas para os mais novos. Os investigadores presentes não tiveram mãos a medir para satisfazer a curiosidade de visitantes de todas as idades que mesmo com a chegada da escuridão da noite, só muito relutantemente se afastavam das células, do DNA, ou das proteínas.  

Outro êxito a assinalar, foi a instalação WORLD(S)  Ø – REINVENTION de Patrícia Noronha, artista plástica residente no ITQB.

Alguns dos investigadores do ITQB participaram ainda nos espectáculos preparados especialmente para esta ocasião e que culminaram numa fantástica actuação no anfiteatro ao ar livre dos jardins da Gulbenkian: nos Cientistas de Pé, João Damas, Sofia Leite e Ivette Pacheco, e no Teatro Fórum, Sónia Negrão e Catarina Silva.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem lugar todos os anos desde 2005. A iniciativa Cientistas ao Palco é coordenada pelo Instituto Gulbenkian de Ciência e, para além do ITQB, conta com a participação de outros centros de investigação, uma PME, um museu de ciência e vários grupos de teatro.

Document Actions