You are here: Home / Science & Society / Destaques / Os cientistas foram às escolas

Os cientistas foram às escolas

Obrigada a todos os que participaram na Semana da C&T

Oeiras, 13.12.2013

Foi uma excelente experiência. Os alunos gostaram e aprenderem e experimentaram. Correu muito bem.
professor

Depois do sucesso da iniciativa no ano anterior, o ITQB voltou a lançar o desafio e as escolas voltaram a responder em força e em apenas quatro dias, choveram dezenas de convites.

Assim, na semana da Ciência e Tecnologia, entre, 18 e 22 de Novembro, 21 cientistas do ITQB aceitaram o desafio e, com o apoio do gabinete de comunicação, visitaram 19 escolas.

Gostei muito de ir a esta escola.
investigador

Para cerca de 800 alunos, em grupos grandes e pequenos, do 1º ao 12º ano, os investigadores fizeram demonstrações, falaram do seu trabalho e partilharam o entusiasmo de quem faz das perguntas a sua profissão.

Sotôra traga mais palestras destas à escola
aluno
"[apresentação] fantástica, um dia do melhor!"
"A Dra. Professora era muito simpática, uma querida!"

aluno

A Semana da C&T em imagens

A visita dos cientistas vista pelos mais pequenos [pdf.]

Esta iniciativa foi destacada nos jornais das escolas:

Por exemplo, a visita do investigador Pedro Fevereiro foi notícia na página do agrupamento de escolas de Carnaxide.

E as visitas das investigadoras Raquel Sá Leão e Inês Guinote, foram notícia no Jornal Tagarela do agrupamento Conde de Oeiras.

Depois das visitas pedimos aos investigadores e às escolas que nos dissessem o que pensavam desta iniciativa.

Todos os investigadores ficaram satisfeitos com a sua participação e tencionam participar em iniciativas futuras, já que acreditam que são importantes quer para os alunos quer para os próprios investigadores.

Acho que este tipo de iniciativas é bastante útil para abrir o espirito dos jovens uma vez que vêm a arte e a ciência de perspectivas diferentes.
investigador

De igual modo, todos os professores envolvidos concordam que esta é uma iniciativa que recomendariam aos seus colegas e à qual tencionam dar continuidade na suas aulas.

Muito interessante para os alunos, pois permitiu que os mesmos ficassem com uma visão global do trabalho de um investigador.
professor

O interesse manifestado pelos alunos pela atenção prestada e tipo de questões postas foi o melhor indicador da pertinência do tema e da qualidade de comunicação da apresentadora. Parabéns pela iniciativa de virem à escola. Espero que continuem.
professor
Parabéns pela facilidade de comunicação, pelo interesse desperto nos alunos e pela excelente preparação que pôs neste desafio. Obrigada!
professor

Pedimos às escolas que deixassem uma mensagem para os investigadores:

Muito obrigada pelo apoio que nos deu, pelo interesse em vir à nossa escola apresentar o trabalho que desenvolve. Foi muito bom para nós, professoras de Biologia, e esperamos que possa continuar a prestar-nos o apoio/orientação que muitas vezes precisamos, dados os avanços nesta área científica e a necessidade de constante atualização para evitar desfasamento de conhecimentos científicos.

As professoras intervenientes neste projeto agradecem a disponibilidade, por ter dado a conhecer o seu trabalho de investigação aos nossos alunos e por ter partilhado connosco o seu saber.
Obrigada por ter proporcionado uma manhã tão rica ao nível da informação, aprendizagem, conhecimento, interação, experimentação e descoberta.

Obrigada a todos os investigadores
Ana Oliveira, Protein Modelling Lab

Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras
Secundária do Forte da Casa, lisboa