You are here: Home / Science & Society / Destaques / [Sociedade] Resistir - quando as bactérias resistem a antibióticos

[Sociedade] Resistir - quando as bactérias resistem a antibióticos

Exposição no Centro Ciência Viva de Sintra conta com apoio do ITQB

Estreia hoje, dia 13 de Outubro, pelas 14h30, uma nova exposição no Centro Ciência Viva de Sintra, concebida com o apoio científico de investigadores da divisão de Biologia, sobre a resistência das bactérias aos antibióticos, um tema actual a que se dedicam muitos investigadores do ITQB.

A exposição "Resistir - quando as bactérias resistem a antibióticos" foi financiada pelo Projecto Gulbenkian Inovar em Saúde e é uma exposição interactiva que convida o visitante a descobrir o que são células, o que são bactérias e como se distinguem de vírus, e desmonta os mecanismos que levam ao aparecimento de resistências a antibióticos. Ao mesmo tempo que manipulam e experimentam os diferentes materiais, acompanhados de uma banda desenhada concebida para a exposição, os visitantes conseguirão compreender complexos fenómenos da biologia. A exposição pretende também transmitir que evitar o desenvolvimento e a propagação da resistência a antibióticos é uma responsabilidade de todos. A utilização responsável de antibióticos (apenas quando receitado e nas doses e duração indicadas) é uma das formas de o fazer.

Constituída por várias actividades para pôr as mãos na massa, a exposição integra módulos interactivos, modelos tridimensionais de células (concebidos por um taxidermista português), uma banda desenhada original, vídeos captados ao microscópio e lâminas de microscopia preparadas por institutos de investigação. A exposição estará patente ao público de Outubro de 2015 a Setembro de 2016, período após o qual, alguns dos módulos circularão pelas escolas.

A Comissão Científica da exposição, coordenada pela Directora Executiva do Centro Joana Lobo Antunes, integrou Adriano Henriques, Mariana Pinho, Raquel Sá Leão e Ana Sanchez e contou com a ajuda do designer Luis Morgado.