Personal tools
You are here: Home / Science & Society / Other Projects / Contagio

A convite da Columbia Tristar Warner, e na sequência de iniciativas semelhantes noutros países, investigadores do ITQB e do IBET produziram um painel vivo de microrganismos para divulgação do novo filme de Steven Soderbergh, Contágio.

O painel consiste numa grande caixa de Petri (1,80 metros por 60 cm) com cerca de 30 litros de meio de cultura, onde crescem bolores e leveduras formando a palavra CONTÁGIO, salpicada pelos símbolos de perigo biológico.

Na verdade foram feitas duas caixas semelhantes. Uma está exposta na ligação ao metro do Cais do Sodré e pode ser vista ao vivo; a outra está nos laboratórios do ITQB e pode ser seguida nesta página.

O processo de crescimento dos microrganismos pode também ser acompanhado desde o ínicio, em tempo acelerado, aqui.

Last Snapshot

Neste trabalho, estiveram envolvidas Patrícia Noronha, artista plástica residente no ITQB com formação em biologia, e as investigadoras Teresa Crespo e Vitória São Romão com o apoio de todo o Laboratório de Microbiologia. Este trabalho nunca teria sido possível sem a colaboração dos serviços de apoio do ITQB nomeadamente a Manutenção, a Informática e a Sala de Lavagens.

As verdadeiras estrelas do painel, os microrganismos, não são perigosas e dão pelo nome de Penicillium chrysogenum (um fungo muito comum); Penicillium roqueforti (o fungo do queijo roquefort), Penicillium camemberti (o fungo do queijo camembert) e Rhodosporidium toruloides (uma levedura de cor avermelhada).