You are here: Home / About Us / Alumni / PhD@ITQB

PhD@ITQB

A qualidade e a diversidade da investigação e dos investigadores do Instituto tornam o ITQB num centro excepcional para a formação científica avançada.

Desde a sua fundação, que o ITQB tem contribuído para a formação avançada em investigação, tendo desde 1995 atribuído mais de 300 doutoramentos nas áreas de Biologia, Química, Bioquímica e Engenharia Química .

O ITQB recebe muitos alunos que aqui fazem o seu primeiro estágio em investigação científica e alunos de mestrado no seu ano não curricular que aqui desenvolvem o seu projecto de tese. Muitos destes alunos prosseguem a sua formação avançada, quer no ITQB quer noutras instituições.

Neste momento o ITQB tem cerca de 150 alunos de doutoramento integrados num dos programas doutorais em curso. Após uma breve formação curricular, os alunos fazem o seu trabalho de investigação, inseridos num dos grupos de investigação do ITQB, para depois defenderem a sua tese.

A maioria dos alunos doutorados pelo ITQB continua a sua formação científica como bolseiros de pós-doutoramento e é mais tarde contratado por instituições universitárias ou de investigação em Portugal ou no estrangeiro.

A ligação do ITQB à indústria permite ainda que alguns dos seus doutorados obtenham posições em empresas farmacêuticas ou outras, em Portugal e no estrangeiro, e mesmo que criem as suas próprias empresas.